Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 15 de Maio de 2004 às 11:38

    Imprimir


O New York Times divulgou hoje nota dizendo que seu correspondente no Brasil, Larry Rohter, não se desculpou nem se retratou pela matéria que insinuava que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é alcoólatra. A partir de um documento redigido pelos advogados do repórter, no entanto, o governo brasileiro desistiu da extradição de Rohter. Atendendo a pedido do ministro da Justiça Márcio Thomaz Basto, Lula entendeu que o texto foi uma retratação. Na próxima segunda-feira a decisão será oficializada por meio de despacho do ministro da Justiça, quando o caso será arquivado.

Conforme os três advogados do jornalista, o texto não menciona, em nenhum trecho, a palavra desculpa, destacando a trajetória profissional de Rohter. Sobre o incidente, o documento destaca que "o requerente declara jamais ter tido a intenção de ofender a honra do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, a quem já pôde até mesmo entrevistar em algumas ocasiões". O trecho destaca que o jornalista reafirma seu grande afeto pelo Brasil e seu profundo respeito às instituições democráticas brasileiras, incluindo a presidência.

Segundo o texto, a reportagem não continha qualquer juízo de valor do jornalista sobre o presidente limitando-se "a veicular comentários". Por fim, através de seus advogados, Larry Rohter "manifesta sua preocupação por entender que a versão de seu texto para o português não é fidedigna, o que pode ter causado a ampliação do mal entendido".

NYT: jornalista não se desculpou

O New York Times divulgou nota dizendo que o jornalista nem se desculpou nem se retratou. A nota lamenta apenas os constrangimentos políticos por ela provocados.

Leia a íntegra da Nota do NYT:

"Nós estamos muito satisfeitos com o fato de que o governo do Brasil tenha cancelado a revogação do visto do Sr. Rohter. Estamos contentes por ser permitido ao Sr. Rohter viajar livremente para dentro e fora do país. Ambos, o Brasil e o The New York Times se beneficiam de terem um correspondente do Times cobrindo este país tão importante. Nós continuamos sustentando que nossa reportagem é precisa e fiel aos fatos, como sempre dissemos ao longo da semana. Ao mesmo tempo em que lamentamos a controvérsia política que a reportagem provocou, afirmamos que nossa solicitação ao governo não contém nem um pedido de desculpa, nem uma retratação".

Desistência do governo partiu de Bastos A decisão de encerrar o caso e arquivar o processo foi anunciada pelo ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, em uma entrevista coletiva em São Paulo. Ele considerou o cancelamento da cassação do visto um "ato de generosidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva" depois do pedido de desculpas enviado pelo advogado do jornalista.

Thomas Bastos disse ainda que Lula tem um grande apreço pela democracia, "pela qual lutou por muitos anos", e reafirmou que, apesar de dura, a decisão de cassar o visto do jornalista, foi tomada dentro da lei, e contra o jornalista, não o New York Times.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383650/visualizar/