Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 20 de Abril de 2004 às 12:32

    Imprimir


Rondônia vive hoje diversos problemas que vão de conflitos entre índios e garimpeiros na reserva Roosevelt a rebeliões constantes no seu principal presídio estadual, o Urso Branco, passando por problemas ambientais como o desmatamento.

O Estado de Rondônia foi formado, em 1943, por áreas que pertenciam aos Estados do Amazonas e de Mato Grosso. Seu nome original foi Território do Guaporé. A denominação atual foi dada, em 17 de fevereiro de 1956, em homenagem ao Marechal Rondon (1865-1958). Em 1981, o território passou a ser Estado de Rondônia.

Roosevelt

O garimpo de diamantes da reserva Roosevelt é cenário para o conflito entre índios cinta-larga e garimpeiros desde agosto de 2000, quando a área começou a ser ilegalmente explorada. O garimpo fica dentro da terra indígena Parque Aripuanã, em Pimenta Bueno (a 700 km de Porto Velho).

Segundo a Polícia Federal, desde o último dia 7, 29 garimpeiros mortos foram localizados em áreas próximas ao garimpo.

A estimativa do DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral) de Rondônia é que tenham saído R$ 160 milhões do garimpo desde então. Segundo Antenor Bastos Filho, engenheiro florestal da Funai (Fundação Nacional do Índio) que trabalhou na Roosevelt, os líderes indígenas cobram em torno de R$ 20 mil de cada garimpeiro para a entrada do maquinário.

Segundo o gemólogo Amoss de Oliveira, do DNPM, a produção da Roosevelt é provavelmente a de maior qualidade do país e uma das melhores do mundo.

Urso Branco

Em janeiro de 2002, 27 detentos do presídio Urso Branco, em Porto Velho, foram mortos em uma briga de facções rivais.

Na época, a rebelião havia sido deflagrada por uma restrição da circulação dos presos exigida pela Justiça. De 2002 até hoje, outras sete rebeliões ocorreram no Urso Branco. O arcebispo de Porto Velho, dom Moacir Grecchi, disse que, devido às condições dos presos, "a repetição de casos como o ocorrido durante o último fim de semana [quando três presos foram mortos em uma rebelião] não devem surpreender".

O Urso Branco abriga 900 detentos (sua capacidade é de 360).

Desmatamento

No ano passado, o governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente, divulgou o índice de desmatamento na Amazônia, que aumentou em relação a 2002, superando os 25.400 km² (a marca anterior). Rondônia, somada a Mato Grosso e a Pará, é responsável por 50% dessa área.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385446/visualizar/