Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 16 de Outubro de 2012 às 08:14

    Imprimir


As vendas de brinquedos e artigos infantis tiveram um acréscimo de 10,65% às vésperas do Dia das Crianças, entre os dias 3 e 9 de outubro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), que utilizou como indicadores de vendas o número de consultas ao Serviço de Proteção de Créditos (CDL) neste período.

Conforme a diretora da CDL, Maria Cândido Camargo, artigos, como brinquedos, computadores e jogos, foram os maiores responsáveis pelo aumento no consumo. Já roupas, calçados e acessórios tem maior expressividade nas vendas no período do Natal. No entanto, o ramo de confecções e calçados infantis tiveram acréscimo de 10% a 15% nas vendas em relação ao ano passado.

A grande procura foi por brinquedos e outros itens voltados ao entretenimento, como computadores e jogos. “O levantamento da CDL observou que roupas, calçados e acessórios para crianças vendem mais no Natal do que no dia dedicado a elas”, pontua a diretora.

Influenciadas pela data, as lojas de brinquedos foram as mais favorecidas no período, registrando altas significativas por conta do Dia das Crianças. Com as portas abertas no dia 12, três lojas da capital tiveram um forte movimento neste dia. “A sexta foi o dia mais forte em vendas. Nós abrimos no sábado também e ainda teve gente procurando presentes, mas não se equiparou ao movimento de sexta”, conta a gerente de uma loja do segmento, Eliane Barone.

Conforme a CDL, em todas as lojas a maior procura foi por brinquedos que são mais divulgados na mídia. A variedade é ampla. Vai desde brinquedos, jogos eletrônicos e de tabuleiros, além de bonecos e bonecas, bicicletas, motos elétricas, entre outros.

As lojas de eletroeletrônicos também foram responsáveis pelo aumento no consumo neste período. Somente uma loja da capital registrou uma alta de 60% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo sem abrir as portas na sexta-feira (12), o consumo das vésperas e no dia posterior a ele superou todas as expectativas. “Na quinta vendemos 76% a mais que um dia comum e no sábado, 80%”, explicou o gerente Éderson Hahn.

Segundo o gerente, brinquedos, motos elétricas, computadores, notebooks e bicicletas foram os itens que mais saíram. “A procura por bicicleta foi alta, vendemos muito e se tivesse mais, teríamos vendido também”. Hahn destaca que não dá para dizer quanto apenas a procura por bicicletas representou, mas brinquedos em geral (incluindo bicicletas) respondeu por 15% das vendas. Porém, no dia das crianças, os brinquedos se mantêm em primeiro lugar na lista de opções de presentes.

Tendência
Para o gerente de uma loja de brinquedos de Cuiabá, Gilmar Rocha, a opção por objetos considerados de entretenimento, que além dos brinquedos, incluem jogos e eletrônicos como computadores, é uma tendência da última década e aconteceu devido a uma mudança na percepção dos pais sobre a importância do brinquedo na infância. “Antes os pais se preocupavam mais com o necessário, roupa e calçado, além de material escolar, não achavam que o lúdico era parte importante do crescimento e da vida da criança. Agora a visão é outra”, explica.

O aumento, segundo ele, também se deve ao aumento da renda das classes C, D e E. “Há 10 anos, proporcionalmente, uma boneca era vendida a um salário mínimo em média. Hoje temos modelos que vão de R$ 29,90 a R$ 99,00 – a maioria das famílias brasileiras podem comprar”, pontuou o gerente





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38672/visualizar/