Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 03 de Abril de 2004 às 11:14

    Imprimir


A vítima mais grave dos nove feridos no desabamento de parte do teto do shopping Eldorado, ontem à noite, o garoto Lucas de Moura Braga, 8, saiu na manhã deste sábado da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital das Clínicas, localizado na zona oeste de São Paulo, após sofrer cirurgia.

Ele foi transferido para um dos quartos do hospital e seu quadro clínico é considerado estável. Ainda não se sabe quando o garoto receberá alta médica.

Lucas foi para a UTI depois de ser operado na madrugada deste sábado. No desabamento, ele sofreu traumatismo craniano.

No momento do acidente, Lucas descia a escada rolante ao lado da mãe, Deise Aparecida Moura Braga, que se feriu levemente. O garoto foi atingido quando o reboco que revestia uma viga de concreto do shopping caiu.

Ainda não há informações sobre a causa do acidente. O shopping vinha sofrendo reformas no piso térreo.

O acidente

Além de Lucas, mais oito pessoas ficaram feridas quando pedaços do teto do shopping Eldorado desabaram de uma altura de cerca de 15 metros.

Os pedaços do teto atingiram as pessoas que utilizavam a escada rolante que dá acesso do térreo para o primeiro piso do local.

Os estilhaços do reboco caíram ainda sobre um quiosque de ovos de Páscoa e em parte do Playland, um parque de diversões eletrônico, ambos localizados do andar térreo do shopping.

O impacto foi tamanho que entortou parte da base da escada rolante do piso térreo, onde estavam as pessoas feridas no acidente.

De acordo com funcionárias de uma loja próxima ao local do estrago, por volta das 18h50, elas ouviram um grande estrondo que ecoou por todo o shopping. Ao correrem para a área de onde veio o barulho, conseguiram ver, no meio da nuvem de pó provocada pelo choque do reboco com o chão, uma criança caída ao lado de sua mãe, que, desesperada, gritava por ajuda.

Testemunhas que estavam no shopping contaram para a Folha Online que ouviram um "estrondo altíssimo" no momento do desabamento do teto.

Logo depois, segundo elas, houve uma gritaria geral no shopping. Lucas teria ficado estirado na escada rolante do shopping, até ser socorrido por um dos seguranças do shopping, que o levou nos braços.

Outras vítimas

O shopping informou que, das nove vítimas, sete foram levadas para hospitais ontem à noite. Outras duas foram atendidas no ambulatório médico do shopping e liberadas em seguida.

Das sete que foram levadas para hospitais --cinco para o Hospital das Clínicas, uma para o São Luiz e outra para o Albert Einsten--, quatro já receberam alta médica.

Das três que permanecem internadas, apenas Lucas foi submetido a uma cirurgia. Os demais foram liberados.

Nota do shopping O shopping informou neste sábado que funcionará normalmente, das 10h às 22h.

O público que passar pelo local poderá usar outras escadas rolantes e o elevador para se deslocar do térreo para o primeiro piso. A área afetada pelo desabamento foi isolada por cordas. Nenhuma loja foi danificada.

Em nota oficial, a administração do shopping Eldorado lamentou o acidente e afirmou que a parte do teto que despencou sobre alguns de seus visitantes "não apresentava nenhum sinal de comprometimento".

A nota divulgava ainda que "o shopping Eldorado prestará toda a assistência necessária aos clientes atingidos e acompanhará, de perto, o pronto restabelecimento de todos eles".

O shopping passa por uma reforma no piso térreo para ampliação de lojas.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387138/visualizar/