Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Março de 2004 às 12:32
Por: Maria Helena Benedeti Barbuio

    Imprimir


Os trabalhos para acabar com a erosão na BR-163, cerca de 80 km de Sinop sentido Itaúba, devem ficar prontos ainda hoje. Esta foi a garantia dada por um funcionário do UNIT (Unidade Nacional de Infraestrutura e Trânsito) de Sorriso -uma extensão do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito), que preferiu não ser identificado.

Segundo o funcionário, os trabalhos tiveram início ontem e -se o tempo colaborar- terminam ainda hoje. “Deveremos estar colocando hoje a camada asfáltica que caiu com a erosão”, assegurou. Mas ressaltou que a liberação total da pista só deve acontecer na sexta-feira ou no sábado. “Até lá o trânsito irá continuar em meia pista isso para garantir que os trabalhos não sejam prejudicados embora o serviço de compactação esteja sendo feito. Mas é melhor evitar o trânsito de veículos no local para evitar problemas novamente”, justificou.

A erosão, segundo ele, foi mesmo causada devido a ruptura de um dos bueiros (que são feitos de metal)instalados há mais de 20 anos, quando os trabalhos de asfaltamento da rodovia começaram a ser feitos. “O problema ocorreu bem próximo ao acostamento. Com isso, as águas das chuvas acabaram levando a terra da saia do aterro, provocando um deslizamento de terra e, conseqüentemente, a erosão em baixo da pista”, explicou.

No local, de acordo com o funcionário, onde o bueiro se rompeu mais nenhum outro problema foi constatado. “Onde houve a ruptura tiramos todo o material que estava danificado e colocamos outro do mesmo tipo e não há problemas de novas rupturas acontecerem”, garantiu. “Fizemos um levantamento em toda a estrutura e não constamos mais nenhum outro problema”, assegurou. “Por ser um bueiro muito antigo acredito que quando as chuvas pararem e o governo liberar dinheiro, isso é que vai depender muito, acredito que será feita a troca de todo o bueiro para evitar que novos problemas ocorram no futuro”, completou.

O UNIT irá colocar mais placas no local para indicar o tráfego em meia pista. A erosão começou a se formar há algum tempo mas piorou na Quarta-Feira de Cinzas, onde em menos de 24 horas, avançou 40 centímetros e de um metro e vinte avançou um metro e sessenta da pista sentido Itaúba Sinop.




Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/387448/visualizar/