Porto Cuiabá tem a 1ª fase iniciada, mas não fica pronto para o Mundial Apesar dos esforços, é provável que as obras não fiquem prontas até a Copa, como previsto
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da secretaria municipal de Obras Públicas, começa a executar as obras iniciais de revitalização do Projeto Porto Cuiabá, que visa transformar a orla em um espaço cultural de convivência da população e de interação com o rio Cuiabá. Nesse primeiro momento um trecho de 870 metros da orla está passando pela construção de muros de contenção pelo sistema gabião de gaiola, aterramento, terraplenagem, topografia e outras intervenções. Nesta primeira fase estão sendo investidos R$ 800 mil em serviços e outros valores em materiais.
Parte das obras está sendo executada em regime de administração direta pela secretaria de Obras Públicas. Já outra parte está sendo executada pela empresa Eninco Engenharia, contratada pelo Atacadão Distribuidora, Comércio e Indústria LTDA, que investirá R$ 5,5 milhões. Todos os documentos necessários já foram emitidos e apresentados. Segundo a prefeitura, a obra está devidamente regularizada, sendo executada sob a supervisão da pasta Obras Públicas.
Mesmo com os esforços, o Projeto Porto Cuiabá não deverá ser finalizado até a Copa, conforme previsto inicialmente. Em matéria publicada pelo Rdnews em dezembro, o secretário municipal de Governo, Fábio Garcia, argumentou que mais do que ficar pronto para os jogos, é importante que o projeto – que não está na Matriz de Responsabilidade para a Copa do Mundo – fique pronto para a população cuiabana.
A revitalização se baseia em orlas turísticas como as de Paris, na França, e de Amsterdã, na Holanda, com a implantação de uma ciclovia, um calçadão de 12 metros de largura com equipamentos esportivos, a Praça das Águas, com chafarizes e fontes, e restaurantes e quiosques.
Comentários