Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 05 de Outubro de 2012 às 07:31
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


A morosidade na liberação de licenças por parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente voltou a ser discutida por representantes do setor florestal. A falta de estrutura é o principal problema, avaliou o presidente do Sindicato dos Madeireiros do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, ao Só Notícias. "A grande maioria dos documentos que são necessários são feitos por Cuiabá. As regionais dão o suporte mas não podem emitir essas licenças. A situação está grave porque a Sema está sem estrutura. Não é só com manejo, que é a base, mas também temos dificuldades CC-Sema, LO [ taxa de Licença Operacional], LAU. O setor está realmente sofrendo com isto", explicou.

O presidente reforçou que a morosidade na secretaria não é única enfrentada pelo setor. "Na verdade estamos tendo problemas em várias coisas. Uma hora é site que não funciona, outra é Sefaz, ou em outra é greve como no Indea que também está com problemas de estrutura", disse. No mês passado, por exemplo, a classe ficou com carregamentos parados por cerca de dois dias devido a problemas com o sistema de emissão de Certificado de Identificação de Madeira (CIM) pelo Indea.

A falta de estrutura nos principais órgãos ligados ao setor é constantemente lembrada pela classe que, chegou a discutir o assunto com o governador Silval Barbosa em abril deste ano. Na ocasião, o gestor estadual sinalizou a criação de um superintendência específica (dentro da Sema) atender para o setor pois a criação de uma secretaria específica necessitaria de mais estudos aprofundados.

O Sindusmad é composto por mais de 200 associados de 32 municípios.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/39722/visualizar/