Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 07 de Julho de 2014 às 06:57

    Imprimir


Getty Images
De janeiro a maio deste ano o preço do arroz subiu 4,85% e o preço do feijão teve alta de 6,44%
De janeiro a maio deste ano o preço do arroz subiu 4,85% e o preço do feijão teve alta de 6,44%

Comer arroz com feijão é um hábito dos brasileiros, mas esse costume está mais caro na mesa dos paulistas, segundo um levantamento da Apas (Associação Paulista de Supermercados), feito com base em dados do Índice de Preços dos Supermercados. Nos próximos meses, a tendência é que o preço do arroz se estabilize, mas o feijão deve ficar ainda mais caro por causa do clima seco no País.

De janeiro a maio deste ano o preço do arroz subiu 4,85% e o preço do feijão teve alta de 6,44%. No caso do arroz, o aumento se deve a um processo de pressão sobre os custos de produção (salários e demais fatores), diante da elevação geral dos preços medidos por meio da inflação oficial, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Apesar disso, os preços costumam apresentar variações ao longo do ano, e a tendência para os próximos meses é de estabilidade e até mesmo queda. Segundo gerente do departamento de Economia e Pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano, os produtores, em um movimento de oferta e demanda com o objetivo de elevar o preço, vinham adiando a venda da colheita.

— Mas, como os preços subiram de maneira expressiva, houve redução na demanda pela indústria e pelos atacadistas, forçando a venda do produto, fato que tende a trazer os valores para patamares inferiores, contribuindo para uma inflação mais moderada.

Seca

No caso do feijão, o aumento nestes primeiros meses está relacionado a uma recomposição dos preços, já que em 12 meses o item apresentou retração de 43% nos preços.

No entanto, desde o fim de 2013 os valores estão sendo pressionados e, nos cinco primeiros meses deste ano, a inflação tem se intensificado.

A tendência, no caso do feijão, é de continuidade no processo de elevação do preço, diante do clima mais seco de 2014.

— Com o clima assim, os custos de produção se elevam, já que é necessária mais irrigação para manter a oferta e a qualidade do produto.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/398490/visualizar/