Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 07 de Julho de 2014 às 07:29

    Imprimir


Condições de crédito mais rígidas são cogitadas para evitar 'bolha'
Condições de crédito mais rígidas são cogitadas para evitar 'bolha'
Condições de crédito mais rígidas são cogitadas para evitar 'bolha'

O membro do conselho BCE (Banco Central Europeu) Benoît Coeuré disse, no último sábado (5), que a atual política monetária da instituição, com juros próximos de zero, pode aumentar o risco de bolhas de ativos se for mantida por muito tempo.

Segundo ele, o BIS (Banco de Compensações Internacionais, sigla em inglês) está certo ao apontar para o risco de esse "dinheiro barato" gerar aumentos de preços exagerados em alguns ativos na zona do euro, criando um risco sistêmico quando essa bolha eventualmente estourar.

Apesar de o BIS ter sugerido aumento de juros para combater o risco de bolhas, Coeuré disse que o BCE não pretende adotar tal medida.

— Nós estamos totalmente cientes desse risco. Teremos de lidar com ele e estamos prontos para isso, com outras ferramentas que temos a nossa disposição, afirmou durante uma palestra em Aix-en-Provence, na França.

Ele também reconheceu que a promessa do BCE de manter os juros baixos por um longo período de tempo vai eventualmente levar a uma divergência entre as políticas monetárias do bloco com aquelas praticadas no Reino Unido e nos EUA.

Leia mais notícias de Economia no R7

Na semana passada, o presidente do BCE, Mario Draghi, já havia comentado que a melhor maneira lidar com a instabilidade financeira deveria ser priorizando o uso de ferramentas macroprudenciais —e não a política monetária— como regulamentação bancária e condições de crédito mais rígidas, por exemplo.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/398491/visualizar/