Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Julho de 2014 às 16:48

    Imprimir


A Confiança do Consumidor avançou 3% entre junho e julho de 2014, ao passar de 103,8 para 106,9 pontos. Apesar disso, o índice ainda se encontra em nível baixo quando comparado com os dados históricos.

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira, pela FGV (Fundação Getulio Vargas) mostrou sua segunda alta seguida, fator que levou o indicador de médias móveis trimestrais a subir pela primeira vez desde outubro de 2013.

Segundo Viviane Seda, coordenadora da pesquisa, a alta é uma boa notícia, mas parte do resultado parece ter sido influenciada pela movimentação em torno da Copa do Mundo de futebol.

— Para se confirmar uma tendência mais consistente de alta, será necessário aguardar os próximos resultados.

Em julho, a satisfação dos consumidores em relação à situação atual aumentou expressivamente, enquanto as expectativas em relação aos meses seguintes ficaram apenas ligeiramente mais otimistas. O ISA (Índice da Situação Atual) subiu 3,1%, para 113,0 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) variou 0,5%, passando a 101,2 pontos.

A avaliação sobre a situação econômica geral contribuiu com mais de 50% para o resultado favorável do ICC no mês. O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a economia no momento avançou 8,8% em julho, ao passar de 69,6 para 75,7 pontos, melhor resultado desde março passado (76,1). A proporção de consumidores que avaliam a situação como boa aumentou de 14,1% para 16,7%, enquanto a dos que a julgam ruim diminuiu de 44,5% para 41,0%.

Com relação aos próximos meses, os consumidores fizeram previsões menos pessimistas a respeito das finanças pessoais. O indicador que mede o grau de otimismo em relação à situação financeira familiar subiu 1,6%, para 129,1 pontos.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/399573/visualizar/