Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Domingo - 10 de Agosto de 2014 às 15:41

    Imprimir


Considerado um dos poucos remanescentes da ‘era romântica’ da política de Mato Grosso, o ex-deputado federal José Augusto Tampinha Curvo (PDT) afirmou que somente com vontade política férrea há chance de melhorar a saúde pública de Mato Grosso. “Mato Grosso não pode continuar se orgulhando de ser campeão em produção de grãos e de carne, enquanto for recordista em casos de lepra e tuberculose, com gente morrendo em todo instante”, alfinetou Tampinha Curvo, numa indireta ao governador Silval Barbosa (PMDB) e ao candidato da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, Lúdio Cabral (PT), que é medico.


Responsável por elaborar o projeto original do Hospital Central de Cuiabá, José Augusto Curvo disse que um dos compromissos do candidato da coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, senador José Pedro Taques (PDT), é construir o Hospital Infantil de Mato Grosso, com pelo menos 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). E é possível que o espaço da nova unidade seja onde se encontra o atual ‘esqueleto’ do Hospital Central, lançado em 1984 pelo então governador e atual deputado federal Júlio Campos (DEM).


“A saúde vai de mal a pior porque quase não existe oposição. E, sem dúvida, a responsabilidade maior é do Estado. O Hospital e Pronto de Cuiabá sofre com a falta de recursos, porque a verba não é repassada pelo governo de Mato Grosso. Além disso, pessoas de todos os municípios e até de outros estados e países, buscam atendimento aqui”, observou ele, durante visita à Redação do Olhar Direto.

Tampinha Curvo lembrou que o Hospital Central do Estado foi projetado para ser referência, no Centro-Oeste. “Tem de haver muita vontade política, para resolver. Estou atuando no setor desde 1973, quando cheguei em Cuiabá. Sem ultrassonografia ou ressonância magnética, o exame era feito com o aparelho Pinard. E não tinha tantas mortes, como hoje”, criticou o candidato a deputado federal pelo PDT.

Caso consiga retornar à Câmara dos Deputados, José Augusto Curvo deseja atuar fortemente na área em que construiu sua vida. Ele pretende fazer parte da Comissão de Saúde da Câmara. “Na bancada de Mato Grosso, sai até briga para fazer parte da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara. Já para a Comissão de Saúde, ninguém tenta lutar por uma vaga”, lamentou Tampinh Curvo.

José Augusto Curvo foi fundador da Unimed em Cuiabá, com os médicos Arthur Bastos Jorge e Nilo de Castro Jorge, secretário de Estado de Saúde (1983-86), vereador (1989-90) e deputado federal (1991-94).





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/400506/visualizar/