Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Setembro de 2012 às 15:41

    Imprimir


Começou, na manhã desta sexta-feira (28), o 2º Encontro Estadual de Dirigentes das Subsedes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). O evento, que acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, conta com a participação de 280 presidentes e tesoureiros das subsedes que pretendem discutir a reorganização e avanços nas unidades descentralizadas de Mato Grosso. Os trabalhos acontecem durante o dia de hoje e se encerram na tarde de sábado (29), às 16 horas.

Segundo o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, entre os objetivos do evento está o debate sobre a organização política e administrativa das subsedes, entendimento dos desafios da gestão sindical e ainda o resgate da história do Sintep/MT. Para o presidente, o sindicato representa os anseios e luta da sociedade. “É importante aglutinar as pessoas para que as mesmas sigam junto na luta sindical”. Atualmente, 80% dos municípios de Mato Grosso possuem sedes do Sintep/MT e em 90% das escolas públicas, entre estaduais e municipais, há profissionais que representam o Sindicato.

Organizado pelas titulares das Secretarias de Formação Sindical, Finanças e Organização Sindical, João Eudes Anunciação, Orlando Francisco e Marli Keller, o encontro contará com palestras, discussões e ações práticas. Entre os temas tratados estão: Análise de Conjuntura, História e Organização Sindical dos Trabalhadores da Educação no Brasil e Mato Grosso, o Processo de Organização estratégica do Sintep/MT e ainda Carreira, Piso e Jornada e seus Desafios para Organização Sindical nas Redes Municipais. Estes trabalhos serão desenvolvidos durante a sexta-feira. Já para o sábado estão programadas atividades práticas, quando os dirigentes responsáveis pelas regionais, se reúnem com os titulares das subsedes para compor documento que elenque metas e melhorias. O presidente do Sintep/MT reforça que a intenção destes encontros é serem realizados com determinado periodicidade. 

Também responsável pela organização do Encontro Estadual, João Eudes destaca que as histórias de lutas do Sintep/MT, tema que será abordado nas discussões, devem servir como base para o fortalecimento das subsedes em Mato Grosso. De acordo com o sindicalista, a representatividade do Sintep/MT junto à sociedade civil e organizada é reflexo da atuação e ação dos trabalhadores da educação que desde os anos 1965 reivindicam melhorias. “Discutir e consolidar essa estrutura sindical ainda continua sendo pauta atual e permanente da organização sindical”.

Ex-presidente do Sintep/MT e atual secretário de Articulação Sindical, Julio Cesar Martins Viana, destaca que, atualmente, o sindicato dos trabalhadores da Educação de Mato Grosso é uma das principais forças da sociedade. “Se hoje somos capazes de nos opor contra os desmandos e ataques do governo estadual, é porque lutamos para isso. Sabemos que essa situação apresenta pontos positivos e negativos, mas o mais importante é a manutenção da nossa luta, que pretende preservar as leis da educação e reivindicar qualidade de ensino e na escola”.

Histórico – Hoje com 25 mil profissionais sindicalizados, a história do Sintep/MT teve início em 29 de junho de 1965, com a criação da Associação Mato-grossense de Professores Primários (AMPP). Na época, o grupo, ainda pequeno, tinha interesse fim voltado para o social. “Era um espaço mais festivo que reivindicatório”, conta Júlio Viana. Na década de 1970, com a reorganização da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os professores se reorganizam e passam a denominar o grupo como Associação Mato-Grossense dos Professores (AMP). É somente neste período que os profissionais acatam postura sindical. “Não havia carreira, piso salarial e os professores que atuavam nas instituições, ingressavam no setor por meio de convites”. Em 1981, os professores obtêm a primeira conquista sindical, a instituição da carreira docente, por meio da Lei 5.675. O ingresso no setor, por meio de concurso público, vem como conquista posterior. “Com o passar dos anos, a associação vai se consolidando”.

Na década de 80, o grupo realiza uma sequência de greves e é iniciada a luta pelo piso salarial. Nesta época, o grupo pedia três salários mínimos como base de salário. Em 1985, os profissionais novamente modificam a nomenclatura do grupo, que passa a se chamar Associação Mato-grossense de Profissionais da Educação (AMPE). “Entendeu-se que a educação era formada não apenas por professores, mas pelos demais profissionais que atuavam no meio escolar”. Passados três anos, em 15 de novembro de 1985, a AMPE torna-se definitivamente o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). A instituição do sindicato em Mato Grosso se deu uma semana após o governo federal sancionar a lei que garantia a criação de sindicatos por servidores públicos. Inicia-se também a eleição dos presidentes por meio de cotas, sendo o primeiro representante Elismar Bezerra. Na sequência, Carlos Abicalil é eleito, seguido de Julio Viana, Gilmar Soares e Henrique Lopes, atual presidente da categoria.

Entre as primeiras conquistas do Sintep/MT está a formulação da carreira dos profissionais da educação e o piso salarial garantido. As ações só foram implementadas pelo governo estadual, após os educadores pararem as atividades por cerca de 50 dias. Em 1998, a profissionalização de todos os trabalhadores da educação passa a ser obrigatória. “Desde este período, o Sintep/MT vem lutando por melhorias na legislação educacional e pela qualidade de ensino. Entende-se que a educação não compreende apenas os trabalhadores, mas também estudantes e sociedade geral”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/40290/visualizar/