Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Setembro de 2012 às 13:48

    Imprimir


O estado do Mato Grosso foi escolhido para receber o projeto piloto do Governo Federal de promoção da pecuária sustentável com capacitação, extensão rural e recuperação de pastagens degradadas. A iniciativa foi apresentada à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina pelo presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), nesta quinta-feira, 27 de setembro, durante reunião em Brasília.

Com início previsto para outubro, a iniciativa objetiva dar escalar a iniciativas de pecuárias sustentáveis, com aumento da produção, redução da pressão por novos desmatamentos, recuperação de pastagens degradadas e melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Para isso, foi realizado o pré-mapeamento de 11 municípios mato-grossenses, onde serão selecionadas fazendas para o desenvolvimento de unidades demonstrativas de pecuária sustentável. Nessas propriedades serão realizados treinamentos práticos, levando em consideração as peculiaridades locais. Além disso, o projeto vai promover a troca de experiência entre os pecuaristas e a negociação com o varejo para a comercialização dos produtos.

O projeto faz parte de um protocolo de intenções assinado, em maio,  pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) e o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) para redução de emissão de gases de efeito estufa por meio de recuperação de pastagens degradadas. O projeto já tem recurso na ordem de 300 mil euros, da FAO e do governo holandês.

Também durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, o diretor de Sanidade Animal do Conselho Nacional da Pecuária de Corte, Sebastião Guedes, apresentou uma cartilha de extensão rural com instruções para pecuarista sobre o controle de resíduos de produtos sanitários.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/40308/visualizar/