Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 27 de Setembro de 2012 às 14:08

    Imprimir


Coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva, participou da abertura da exposição fotográfica “1000 Mulheres pela paz ao redor do mundo”, realizada na noite desta quarta-feira (26), no Palácio da Instrução, em Cuiabá.

A abertura da exposição fotográfica contou com o painel temático “Mulheres e homens pela paz e contra a violência doméstica”. Na oportunidade, mulheres de vários segmentos da sociedade destacaram a importância de fortalecer a Lei Maria da Penha, além de construir a paz diariamente, por meio de gentilezas e respeito ao próximo.

Criada no ano de 2005 em São Paulo (SP), a Associação Mulheres pela Paz, idealizou a exposição fotográfica, que apresenta mil mulheres do mundo inteiro que lutaram pela paz. Todas as escolhidas concorreram ao prêmio ‘Nobel da Paz’. O Brasil conta com 52 representantes.

Para Janete Riva, o evento estimula a reflexão da sociedade em promover a paz. “Na minha visão, paz é o estado de espírito em que a gente consegue se colocar diariamente com segurança, respeito aos cidadãos, dignidade, tranquilidade. As pessoas devem se mobilizar pela paz e essa exposição coloca mulheres do mundo para o mundo e estimula a reflexão sobre o que estamos fazendo para obter a paz?”, questionou.

Durante sua fala no evento, Janete Riva destacou os trabalhos e conquistas da Sala da Mulher na luta para o combate ao abuso sexual e violência contra crianças, adolescentes e mulheres. Além da luta por políticas públicas que garantam o exercício da cidadania plena a nossos cidadãos, também apoia entidades filantrópicas que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social, educacional ou de saúde.

Presidente da Associação Mulheres pela Paz, Clara Charf esteve em Cuiabá para a abertura da exposição fotográfica e elogiou o trabalho realizado pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa. “Todos que atuam pela paz devem ser destacados. Percorremos os Estados para conhecer estes trabalhos, promover a exposição e discutir o que podemos fazer pela paz diariamente”, lembrou.

Segundo Clara Charf, a proposta da associação é transformar a luta pela paz em uma prática diária. “Tudo que se faz em benefício do próximo, já é promover a paz”, argumentou.

Uma das concorrentes ao prêmio ‘Nobel da Paz’ em 2005 e homenageada na exposição fotográfica, a jornalista da Rádio Nacional de Brasília, Mara Régia, esteve na abertura do evento e comentou sobre o seu programa diário no veículo de comunicação, denominado “Viva Maria”.

Segundo ela, o compromisso pela paz deve ser de todos os habitantes do planeta, e o fortalecimento da Lei Maria da Penha é necessário, pois é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das mais importantes da legislação mundial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/40352/visualizar/