Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 27 de Julho de 2015 às 22:45

    Imprimir


Foto: Mayke Toscano / GCom-MT

Mauro Mendes homenageia presidente do STF por descentralizar atendimento do Judiciário em Cuiabá

Colocar o Poder Judiciário próximo do cidadão para acelerar a decisões e assegurar que seja feita justiça no tempo certo – não tardia – e a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), levaram o prefeito mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, e primeira-dama Virgínia Mendes a prestar homenagem para o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Ricardo Lewandoswski recebeu de Mendes um exemplar da viola de cocho, instrumento símbolo da cultura pantaneira. O prefeito destacou a importância da visita do presidente do STF a Mato Grosso onde, entre outras ações, participou da inauguração do primeiro centro do judiciário especializado nas causas ambientais e urbanísticas da Capital, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

“Soluções inovadoras dos poderes constituídos são absolutamente importantes para que possamos, como autoridades desempenhando as atribuições que cada um de nós temos, ajudar o Brasil num momento especial da sua história”, disse Mauro Mendes.

Mauro Mendes falou também dos desafios que o Brasil e Mato Grosso enfrentam e lembrou da esperança depositadas por milhares de cidadãos brasileiros sobre os ombros daqueles que desempenham um cargo público, em relação ao futuro do país.

“Queremos um país do futuro e que esse futuro possa estar no presente de todos nós. Temos essa responsabilidade e, todos nós, temos que dar a nossa contribuição, não só fazendo o que é possível mas, nesse momento em que o Brasil exige, temos que fazer muito mais do que o possível”, ponderou o chefe do Poder Executivo da Capital.

O prefeito de Cuiabá destacou também a atuação do ministro no comando do Supremo Tribunal de Federal. “Com coragem e determinação o ministro tem demonstrado, no comando da suprema corte, que estamos dando passos importantes para que esse futuro possa estar no presente de todos nós”, argumentou ele.

Ao agradecer, o ministro se disse honrado com as homenagens recebidas dos três poderes constituindo, durante sua visita a Cuiabá. “É uma honra ser homenageado pelo povo mato-grossense. Entendo que não é uma homenagem pessoal, mas sim uma homenagem ao Poder Judiciário, pelo grande trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do Brasil”.

Lewandowsk observou que o Poder Judiciário, neste momento de crise pelo qual o país atravessa, é o que garante a estabilidade ao país. “Sou otimista e continuo acreditando que o Brasil é sim o país do futuro. Haveremos de superar esta crise e Mato Grosso tem um papel importante a desempenhar nesse momento”.



As Homenagens

Durante o evento oferecido pelo Tribunal de Justiça e pelo Governo do Estado, Lewandowski foi agraciado com a Ordem do Mérito no grau de Grã Cruz de Mato Grosso, recebeu homenagens também da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) e assinou com o Conselho Nacional de Justiça, o Termo de Cooperação Técnica permitindo a implantação no Estado do projeto Audiência de Custódia, que consiste na garantia da rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisões em flagrante, em uma audiência em que são ouvidas também as manifestações do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso.

Participaram do evento o governador de Mato Grosso Pedro Taques, o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo da Cunha o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato Campos Pinto De Vitto, representando o Ministro da Justiça e autoridades do executivo e judiciário.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/416717/visualizar/