Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 27 de Novembro de 2015 às 17:30

    Imprimir


A CPI do Assassinato de Jovens realiza nesta sexta-feira (27) audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para discutir a violência no estado. Ao chegar para o encontro com autoridades locais e especialistas no assunto, a presidente da comissão, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), lembrou que as estatísticas do Mato Grosso indicam que, nos últimos dez anos, houve 8,6% de aumento no índice de mortes por arma de fogo. Segundo ela, o estado não está entre os mais violentos, mas segue a média nacional no que diz respeito às maiores vítimas: negros e pobres das periferias das grandes cidades.

— É necessário acender a luz vermelha. Temos um governador que veio do Ministério Público e conhece os instrumentos jurídicos para que possamos ter uma política pública voltada para a solução desses casos — afirmou, referendo-se ao governador Pedro Taques.

A senadora ressaltou também que houve 56 mil assassinatos em 2013 no Brasil, dos quais 33 mil são de jovens negros de periferia.

— Estamos falando de uma parcela maior do que países em guerra. Perdemos mais gente do que os EUA em toda a guerra do Vietnã. O Brasil ainda não acordou para essa realidade. Somos um país violento que vive praticamente uma guerra civil nas grandes cidades — afirmou.

Educação

O senador José Medeiros (PPS-MT), por sua vez, lembrou que o alicerce para a formação do adulto está nos primeiros seis anos de vida, daí a necessidade de investimento no ensino básico.

— Ensina a uma criança o caminho certo que ela não se desviará quando adulta — afirmou.

Para ele, a impunidade é outro problema, e a CPI pode colaborar para satisfazer os anseios sociais.

— Um dos pontos propostos pela CPI é colocar todos esses problemas na mesa para que seja possível fazer com que as políticas publicas tenham mais efetividade — disse.

A CPI tem feito uma série de reuniões fora do Sendo e já esteve nas capitais Manaus, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Natal e agora Cuiabá. Já foram ouvidos mais de 100 especialistas, pesquisadores, representantes de organizações governamentais e não governamentais e familiares de vítimas.

A CPI do Assassinato de Jovens, que iniciou suas atividades em junho, tem como vice-presidente o senador Paulo Paim (PT-RS) e como relator o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). A comissão tem até 14 de março do ano que vem para concluir seus trabalhos.





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/418830/visualizar/