Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 27 de Julho de 2016 às 11:47
Por: Gilson Nasser - Folha Max

    Imprimir


Com a confirmação da candidatura a prefeito de Cuiabá do deputado estadual Emanuel Pinheiro, o PMDB decidiu lançar o deputado Silvano Amaral (PMDB) para a disputa da presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela deputada estadual Janaína Riva (PMDB).

Janaina explicou que o grupo que apoiava Emanuel já se reuniu para avaliar a sucessão na Assembleia Legislativa. “Já conversamos com o grupo e o grupo decidiu seguir unido. Aí surgiram várias hipóteses de novos nomes e o PMDB sugeriu o nome do deputado Silvano, até entender que a independência minha se faz necessária e o deputado Romoaldo afirmou não ter interesse”, colocou.

A deputada afirmou ainda que deputados de outros partidos também demonstraram interesse em disputar a Mesa Diretora. “Vamos abrir diálogo com os demais grupos, até porque 7 deputados não vencem a eleição”, colocou.

Janaina Riva afirmou ter se surpreendido com a coesão do bloco independente. Ela imaginou que poderia haver rompimento com a saída de Emanuel Pinheiro. “A proposta da independência do legislativo continuou. Isso foi uma coisa que nos espantou porque achamos que o grupo poderia se dizimar com a saída do Emanuel, mas o grupo permanece unido”.

A deputada também considera a hipótese do grupo independente se unir com outras candidaturas. Para isso, pode pleitear cargos estratégicos na Mesa, como vice-presidência ou 1ª secretaria. “É o maior grupo hoje da Assembleia. Maior que do atual presidente Guilherme, do que do deputado Botelho. Então o grupo tanto pode fazer o presidente como o vice-presidente ou 1º secretário”.

Antes de ser cotado para concorrer ao Palácio Alencastro, Pinheiro vinha articulando um projeto para comandar a Mesa Diretora da Assembleia. Ele afirmava que já tinha o apoio garantido de 10 deputados estaduais.

Emanuel lançou-se candidato com o discurso de independência do poder legislativo em relação ao Governo do Estado. Um dos principais nomes de oposição do governador Pedro Taques (PSDB), ele tinha a concorrência do atual presidente, deputado Guilherme Maluf (PSDB) e Eduardo Botelho (PSB), aliados do Palácio Paiaguás.

Agora, caberá a Silvano as articulações para manter o “bloco independente” unido. Nomes como Zeca Viana (PDT), Pery Taborelli (PSC), Zé Carlos do Pátio, Sebastião Rezende, além dos quatro deputados do PMDB faziam parte do grupo.

As eleições da Mesa Diretora ocorrem no mês de setembro. No entanto, o bloco independente defende que o pleito ocorra em dezembro, uma vez que três deputados do grupo devem disputar as eleições municipais. “Fica uma coisa meio turbulenta e talvez volte a ser em dezembro para que haja mais tempo para fazer estes encaminhamentos da eleição da Mesa Diretora”.





Notícias Relacionadas


Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421582/visualizar/