Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 03 de Setembro de 2012 às 20:04

    Imprimir


Reprodução

O mercado de trabalho da construção civil está aquecido. Muitos brasileiros estão com dificuldade para contratar mão de obra especializada, na hora de construir ou reformar.

No meio de tantos produtos, o consumidor se atrapalha.

“Muita variedade, a gente está confuso”, disse uma mulher.

É muita gente procurando material de construção - e as vendas voltaram a crescer no mês passado. Subiu também o preço da mão de obra: 9% nos últimos 12 meses.

Mas essa nem é a pior notícia pra quem está construindo ou reformando.

“É difícil a mão de obra com qualidade”, ressaltou outra mulher.

Sofia e Waldir ficaram dois anos na fila do pedreiro de confiança.

“E a gente precisa ficar de olho porque sempre aparece um cunhado, um amigo, que propõe um trabalho e quer levar ele embora”, afirmou Waldir de Oliveira Caldo, dentista.

Já faz seis meses que a arquiteta Ita tenta fazer um reparo no apartamento dela.

“Quando aparece um pintor, eu sempre transfiro pra obra de clientes. Porque às vezes é mais importante atender um cliente. Vou ficando sempre pra trás”, ressaltou Ita Rodrigues.

Os trabalhadores da construção civil sempre foram formados dentro dos canteiros de obra. Agora, para acelerar o treinamento e multiplicar a capacidade de formação de novos profissionais, muitas empresas trouxeram os trabalhadores para a sala de aula.

Construtoras e empreiteiras precisam dessa ajuda. Mas muitos vieram por conta própria.

“Essas pessoas aprenderam com a escola da vida, falta um diploma, falta uma certificação”, disse o dono da escola David Pinto.

José mal começou a aprender e já tem gente de olho nele.

“Estou com expectativa já falando com meus clientes, garantindo, falando ‘espera ai um pouco que eu to chegando’”, revelou o forneiro José André Silva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42223/visualizar/