Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 03 de Setembro de 2012 às 09:19

    Imprimir


O crédito ao consumidor apresentou a primeira alta em julho, após nove meses consecutivos de queda. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor, divulgado nesta segunda-feira (3), subiu 0,1% no mês e atingiu o patamar de 96,6.

Para a empresa, esta primeira variação positiva após uma longa sequência de quedas ininterruptas sinaliza que o crédito ao consumidor deverá evoluir com maior vigor somente a partir do início de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o patamar ainda elevado da inadimplência dos consumidores, que só deverá melhorar gradativamente ao longo deste segundo semestre, tem determinado a trajetória bem mais contida das concessões de crédito.

Isto porque, de um lado, os consumidores inadimplentes tentam equacionar suas finanças para retornar ao mercado de crédito, e, de outro lado, as políticas de concessão de crédito estão mais seletivas por parte das instituições financeiras.

Portanto, neste ambiente, o crédito ao consumidor evolui fracamente e só ganhará força com o recuo consistente da inadimplência, prevê a Serasa Experian.

Empresas
No sentido contrário, o crédito às empresas recuou 0,2% em julho, atingindo o patamar de 99,8.

Apesar de ter sido o segundo recuo mensal consecutivo, a proximidade deste indicador em relação ao nível 100 sinaliza que o crédito às empresas deverá continuar evoluindo moderadamente ao longo dos próximos meses.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a concretização de um cenário de crescimento econômico mais dinâmico neste segundo semestre é fundamental para que o grau de confiança dos empresários se aprimore, aumentando suas demandas por crédito.

A metodologia do Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42294/visualizar/