DOR NO BOLSO
Cuiabá corrige planta genérica e IPTU tem aumento de 2,70% em 2018 O valor é correspondente à inflação acumulada entre os meses de novembro de 2016 a outubro de 2017
Um decreto do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reajustou em 2,70% a planta genérica que serve para cálculo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O valor é correspondente à inflação acumulada entre os meses de novembro de 2016 a outubro de 2017, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os novos valores passaram a valer a partir de terça-feira (26), data em que o decreto foi publicado no Diário de Contas. A medida vai impactar na cobrança do IPTU de 2018, que deve ter os seus carnês lançados em fevereiro e os pagamentos têm previsão para serem iniciados a partir de 11 de abril.
Conforme a determinação do prefeito, o reajuste obedece a variação do IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de o reajuste da inflação impactar na cobrança do IPTU, o aumento poderia ser ainda maior. As tabelas do cálculo do imposto são realizadas conforme cada imóvel.
Comentários