Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Comportamento
Sábado - 29 de Setembro de 2018 às 06:58
Por: Mytxai.pet

    Imprimir


Se o seu cachorro tem mau hálito com frequência, pode ser um indicativo de alerta para a saúde do pet. De fato, escovar os dentes do pet com frequência é muito importante. Mas não basta saber como tirar mau hálito de cachorro, é importante eliminar o mal pela raíz.

Pixabay

Meu cachorro tem mau hálito, devo me preocupar 2

Causa do mau hálito

O mau hálito de cachorro é recorrente, principalmente, quando não há uma rotina de escovação. Se a higiene do pet não for mantida, a proliferação de bactérias provenientes do acúmulo de sujeira na boca será inevitável. Como consequência, o cão pode desenvolver placas bacterianas, tártaro, gengivite, sangramentos e infecções. Para além das escovas de dentes, o mau odor pode ser sinal de doenças relacionados ao sistema gastrointestinal do cão. Gastrites, úlceras, obstrução intestinal, diabetes e até mesmo tumores ou câncer podem ser causas do problema.

A má alimentação também é um fator de grande influência para a saúde bucal do pet. A ração úmida, por exemplo, tende causar mais odores fortes do que a ração seca. Raças com focinho curto e de pequeno porte têm maior tendência a desenvolver o problema. Além disso, raças com lábios grandes como os Buldogues costumam acumular comida e muita saliva nas paredes dos lábios. Por isso, atenção especial para essas raças.


Como tirar o mau hálito do cachorro?

Desde filhote, o cachorro deve ser habituado a escovar os dentes diariamente. Hoje é muito fácil encontrar pastas de dentes, escovas e antissepticos próprios para cães nos pet shops. Além disso, ossinhos e brinquedos para higienização também são ótimas alternativas para otimizar a higiene bucal do peludo. Produtos aditivos para a água do pet também são encontrados facilmente nos pet shops. Eles possuem uma substância chamada Clorexidina, que estimula a limpeza da boca e age como antibacteriano.

Como escovar os dentes do cachorro?

Pixabay

Meu cachorro tem mau hálito, devo me preocupar 3

O primeiro passo é escolher a escova de dentes mais adequada para o porte do seu pet. Opte sempre por cerdas macias, assim, o pet se sentirá menos incomodado. Espalhe a pasta para cães nos dentes do animal com os dedos. Após, umedeça a escova e comece pelos dentes de trás, fazendo movimentos circulares. Repita este processo na parte interna da boca. Não se esqueça da língua! Pois, este órgão costuma acumular sujeira e causar mau hálito. Se o seu pet possuir lábios grandes, enrole um pano molhado no dedo indicador e limpe a região entre as gengivas e os lábios.

Em seguida, aplique o enxaguante bucal. Mas, não se preocupe, o produto é próprio para cães e não causará problemas nos estômago quando ele engolir o produto. O ideal é realizar o procedimento todos os dias. Mas, caso não seja possível, é importante manter o hábito por pelo menos três vezes na semana.

Pixabay

Meu cachorro tem mau hálito, devo me preocupar 1

Remédio caseiro para mau hálito

Um bom truque caseiro para combater o mau hálito é deixar o pet roer uma cenoura. Este vegetal, além de muito nutritivo, irá ajudar o pet a eliminar as sujeiras nas cavidades do dente. Além disso, irá estimular a salivação, que é muito importante para manter a boca sem odores fortes. Além disso,substâncias como a glicerina vegetal, zinco e vitamina B podem ser misturados na água do pet para promover maior limpeza da boca.

Prevenção

Sempre fiscalize a boca do seu pet. Ao primeiro sinal de alerta, procure um veterinário. Mantenha sempre o check-up em ordem e certifique-se que a saúde do animal está em ordem.

Fonte - Mytxai.pet





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428928/visualizar/