Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Outubro de 2018 às 13:41
Por: Admar Portugal/Diário de Cuiabá

    Imprimir


O Parque das Águas, em Cuiabá, foi tomado pela cor rosa no último fim de semana. É que cerca de 150 pessoas, entre profissionais da advocacia e público geral, participaram da Caminhada Rosa realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados, em parceria com a OAB-MT e Comissão de Direito da Mulher (CDM) da OAB-MT. O evento foi iniciado com a soltura de balões cor-de-rosa.

"Este é um momento em que o Sistema OAB Mato Grosso, junto com a sociedade, luta por uma causa nobre que é o combate ao câncer de mama. Queremos mostrar por meio da nossa Caminhada Rosa que a prática de atividade física é uma das principais formas de combate ao sedentarismo, considerado, atualmente, fator de risco da doença", explica o presidente da CAA/MT, Itallo Leite.

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, parabenizou a Caixa dos Advogados pela iniciativa. "É a partir de ações como essa que conseguimos levar à consciência de cada um a necessidade da prevenção. Não podemos mais ter preconceito em abordar o tema e a Caixa está de parabéns ao desempenhar muito bem o seu papel social".

Homens e mulheres presentes ao evento participaram de uma breve, mas muito esclarecedora, conversa com a profissional do Hospital de Câncer Haracelli Leite. Ela lembrou que o câncer de mama é uma realidade que acomete mais de 60 mil mulheres ao ano no país, mas que a doença não é exclusividade do sexo feminino. "É preciso que os homens também estejam atentos porque a doença pode sim acometer esse público".

Segundo ela, genética, alimentação inadequada e sedentarismo são alguns dos fatores de risco do câncer de mama. Já os hábitos de vida saudável, atividade física e realização do rastreio e exames como a mamografia são vistos como fatores de proteção. "Muitas pessoas desconhecem, mas o Hospital de Câncer faz mamografias, gratuitamente, sem encaminhamento médico, para mulheres com idades entre 40 e 69 anos. É só ligar e agendar".

Também participaram do evento o vice-presidente da OAB-MT, Flávio Ferreira, o presidente da Comissão do Jovem Advogado (Cojad) da OAB-MT, Mário Medeiros Neto, a secretária-geral adjunta da OAB-MT e presidente da CDM, Gisela Cardoso, e a diretora da CAA/MT e membro da CDM, Clarissa Lopes.

Além da caminhada pela pista do parque, uma equipe da Drogaria Rosário (empresa conveniada à CAA/MT) aferiu pressão arterial e disponibilizou testes de glicemia e bioimpedância. O evento teve o apoio da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, Drogaria Rosário, Lebrinha, Hospital de Câncer de Mato Grosso, Embaúval Festas Eventos e Locações e Fórmula Academia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428986/visualizar/