Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 22 de Agosto de 2012 às 12:33
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


Produtores de biodiesel voltaram a cobrar do governo federal a regulamentação do marco regulatório que prevê elevação de 5% para 7% do percentual da mistura do combustível na gasolina. O tema foi discutido nesta terça-feira (21.8) durante reunião de lideranças do setor rural e parlamentares com a ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann.

De acordo com o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel no Congresso Nacional, o governo adotou postura cautelosa e adiou a regulamentação do marco regulatório do setor.

Entre os motivos estão as oscilações na produção de soja em decorrência da estiagem que afeta as produções na região sul do Brasil e nos Estados Unidos. Goergen informa que o cenário econômico é o grande empecilho para uma posição definitiva do governo.

"A posição clara manifestada pelo govenro é de que houve um empecilho em relação ao preço da soja. O cenário de elevação no preço da soja fez com que o governo segurasse a mistura segurasse mistura", informou.

A Casa Civil reunirá um comitê interministerial na primeira quinzena de setembro para analisar o panorama. Serão levantados dados técnicos pelos ministérios da Fazenda, Desenvolvimento Agrário, Agricultura e Desenvolvimento. Só a partir desta análise é que o governo decidirá quando poderá elevar a mistura.

"Não dá pra afirmar a rapidez disso. Há uma previsão de super safra para o ano que vem. Outubro é o mês de plantio da nova lavoura. E há uma grande expectativa em torno dos resultados. Para Mato Grosso é muito importante que haja a elevação, pois é uma forma de garantir valor agregado à produção sem aumentar as exportações", finalizou.

Conforme o projeto de marco regulatório discutido entre o setor e o governo, a elevação do etanol passará, num primeiro momento, dos atuais 5 para 7% e chegará a 10% até 2020. Empresários do setor argumentam que a medida reduzirá o preço na bomba, vai gera renda no campo e movimentará a agroindústria. Motivos de sobra para apoiar a idéia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/43087/visualizar/