Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Agosto de 2019 às 09:58
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


Os cuiabanos e várzea-grandenses devem se preparar para retirar mais uma vez os agasalhos do armário. Uma nova onda de frio chega a Mato Grosso nesta sexta-feira (02) devendo permanecer em Cuiabá e Várzea Grande até a próxima segunda-feira (05). A previsão é de que o pico aconteça no domingo (04), quando a mínima deve ser de 8ºC. A umidade relativa do ar (URA) continua baixa e pode atingir valores próximos de 20% durante a tarde em quase todo Mato Grosso.

A queda nos termômetros é resultado de uma forte e grande massa de ar frio de origem polar, que promete muito frio para toda a região sul, grande parte do sudeste e do centro-oeste do país. Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), esta frente fria traz mais um evento de friagem, que virá com forte intensidade e derrubará as temperaturas em toda a porção sudeste, sul, sudoeste, oeste e noroeste do Estado. “A previsão do tempo é de um dia de céu nublado a encoberto no pantanal, sudoeste e sul mato-grossense, inclusive na capital, onde o dia começa com sol entre nuvens e o tempo fechando completamente no decorrer do dia”, informou.

Ainda, segundo a Sipam, nas regiões oeste, central e sudeste do Estado o sol ainda aparece na maior parte do dia, mas sempre entre nuvens e a partir da tarde o céu fica nublado”, informou. Já nas demais regiões mato-grossenses o dia será ensolarado e quente, com céu variando de claro a parcialmente nublado e, não há previsão de chuva em nenhuma região do Estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje (02), o tempo fica parcialmente nublado a nublado no sudoeste e centro-sul de Mato Grosso. Demais áreas, parcialmente nublado e os termômetros ficam entre 30ºC e 22ºC. Amanhã (03), a mínima prevista é de 12ºC e, no domingo, a queda deve ser ainda mais brusca com a mínima na casa dos 8ºC. Na segunda, o tempo mantém-se estável com predomínio do sol e a temperatura variando entre 13ºC e 29ºC.

Em Chapada dos Guimarães (65 quilômetros da capital), segundo o Instituto Nacional de Espaciais (Inpe), a massa polar pode causar temperaturas negativas. Por lá, a mínima prevista é de -1ºC e a máxima 20ºC, no domingo. Já na segunda-feira (03), sobe um pouco variando entre 3ºC e 27ºC. Antes, no sábado fica entre 5º e 18ºC. Neste ano, até o momento, a menor temperatura registrada na capital mato-grossense foi de 10,6°C, no último dia 07 de julho.

Um alerta é que durante o período de baixas temperaturas seja oferecida atenção especial à população mais vulnerável, como doentes, moradores de rua, idosos e crianças. A população deve se manter agasalhada, beber bastante líquido e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas. Tais medidas previnem doenças respiratórias como gripe, resfriados e pneumonia. Nas noites mais frias, animais domésticos também devem ficar abrigados.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432551/visualizar/