Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 24 de Setembro de 2019 às 14:36
Por: LN

    Imprimir


Ministra Tereza Cristina e Ali Saifi, diretor-executivo da Cdial Halal
Ministra Tereza Cristina e Ali Saifi, diretor-executivo da Cdial Halal

Os últimos dias foram agitados para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e a comitiva empresarial do MAPA, mas de grandes conquistas. Foram visitados quatro países do Oriente Médio – Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos –. O foco foi manter as relações comerciais, além de expandir os potenciais negócios bilaterais. O último país foi os Emirados Árabes. Confira a trajetória abaixo.

Trajetória

Egito - Tereza Cristina e a comitiva de empresários brasileiros chegaram ao Oriente Médio no dia 12 de setembro. O primeiro país a recebê-los foi o Egito, na capital Cairo. Lá, a ministra teve as primeiras conquistas: abertura de mercado para produtos lácteos brasileiros e importação de uva e alho egípcio.

Arábia Saudita - Segundo país da lista, foram realizados acordos para exportação de castanhas, frutas e ovosprodutos. A ministra Tereza Cristina evidenciou a possibilidade de reabilitação de quatro plantas de carne de frango brasileiras retiradas, em janeiro desde ano, da lista de unidades que podem exportar ao país árabe. Em novembro, a Arábia enviará uma missão técnica para fazer a verificação dessas plantas.

No Kuwait, a ministra conseguiu a abertura do mercado para o mel do Brasil. Outras possibilidades foram discutidas, como a ampliação das exportações de carne bovina brasileira e uma nova emissão de certificados de exportação e cooperação técnicas na área de pesca e aquicultura.

Emirados Árabes - Toda a equipe visitou, no último final de semana, a fazenda Al Adla Farm, produtora de frutas e legumes, como tomates, banana, pepino – projeto realizado em pleno deserto através do processo de dessalinização – e a fábrica da BRF, onde 100% da carne de frango utilizada é brasileira. Tiveram a oportunidade de conhecer e trocar conhecimentos numa fazenda de criação de peixes que possui tanques climatizados para reprodução de espécies como hamachi e salmão.

Na última quinta-feira, dia 19 de setembro, todo o grupo se reuniu com Saeed Al Ameri, diretor-geral da Agência de Agricultura e Segurança Alimentar. Durante a reunião, a ministra tratou de investimentos para obras de infraestrutura no Brasil, com foco no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O programa possui projetos como a Ferrogrão e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, corredores ferroviários que serão importantes para o escoamento da produção de grãos e transporte até os portos.

Saeed e as demais autoridades presentes na reunião sugeriram que o Brasil envie uma lista com os projetos considerados mais exitosos e demonstraram interesse em firmar cooperações com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que conheceram em 2017.

“Foi impressionante a maneira como os árabes receberam a ministra Tereza Cristina. Durante as reuniões, as vontades e os argumentos ficaram bem claros, de ambos os lados. Eles realmente buscam parcerias muito fortes com o nosso país, estão dispostos a manter o que já temos e abertos para criar novas parcerias bilaterais. Há intenções plausíveis de ampliar as exportações de carnes de frango e bovina, açúcar refinado, milho e outros produtos. As visitas foram extremamente positivas e produtivas. A ministra fez um trabalho excelente e estas proximidades valorizam muito nossos produtos brasileiros e nos diferenciam de outros mercados. A seriedade e a firmeza da ministra nos colocam em um patamar de confiabilidade muito grande. É um trabalho que retornará com bons negócios para nosso país”, conta Ali Saifi, diretor-executivo da Cdial Halal e um dos empresários da comitiva da ministra.

Exportações em 2019

Segundo a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, os países árabes, somados, foram o terceiro principal destino de produtos brasileiros entre janeiro e julho deste ano, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Em julho deste ano, as exportações do Brasil aos países árabes cresceram 27,4% em comparação com o resultado do mesmo mês em 2018, somando US$ 1,2 bilhão. Foi o melhor desempenho mensal de 2019 até o momento.

Exportação brasileira de carne de frango – 50% é halal

Mercados

1° semestre 2019
mil toneladas

PARTICIPAÇÃO

1

CHINA

257.90

12,9%

2

ARABIA SAUDITA

239.93

12,0%

3

JAPAO

202.64

10,1%

4

EMIRADOS ARABES

192.06

9,6%

5

AFRICA DO SUL

145.14

7,2%

6

UNIÃO EUROPEIA

129.93

6,5%

7

HONG KONG

93.93

4,7%

8

COVEITE

57.37

2,9%

9

COREIA DO SUL

54.04

2,7%

10

IEMEN

51.07

2,6%

Fonte: ABPA

Cdial Halal – é uma das empresas com maior credibilidade no segmento de certificação halal do mundo. É a única no Brasil que recebeu a certificação ISO 9001:2015 da ABS Quality Evalutions para frigoríficos de aves e bovinos e produtos industrializados halal. Cresceu focada no seu negócio com atividades relacionadas ao abate de frangos, perus, patos e bovinos, incluindo também produtos industrializados. Saiba mais www.cdialhalal.com.br.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433192/visualizar/