Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 22 de Setembro de 2020 às 16:38
Por: Por Dejane Arnhold, TV Centro América

    Imprimir


Produção de mandioca caiu no estado — Foto: Dejane Arnhold/TVCA
Produção de mandioca caiu no estado — Foto: Dejane Arnhold/TVCA

A pesquisadora Dorolice Moreti, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), afirma que a área com mandioca em Mato Grosso reduziu 52% na última década. Um dos motivos é a escassez de mão de obra.

Atualmente, o estado produz 267 mil toneladas de mandioca.

Atualmente, a área destinada ao cultivo de mandioca é 46% menor que em 2010, o que corresponde a mais de 18 mil hectares de produção da cultura.

Ela estuda o cultivo de mandioca no estado.

Produção de mandioca caiu 46% nos últimos 10 anos em Mato Grosso

--:--/--:--

Produção de mandioca caiu 46% nos últimos 10 anos em Mato Grosso

A farinha de mandioca é um produto típico na mesa do mato-grossense, já que um dos pratos principais da culinária cuiabana é a farofa de banana. A mandioca também um dos acompanhamentos favoritos do churrasco.

Um dos polos de produção de mandioca no estado era o município de Acorizal que fica a 70 km de Cuiabá, mas nos últimos 20 anos, a realidade mudou.

Nas pequenas propriedades rurais, da agricultura familiar, a mandioca tem espaço garantido na roça. Inicialmente é pra consumo próprio e o que sobra é encaminhado pro comércio local.

Mas, nos últimos anos, o cultivo comercial de mandioca caiu muito no estado. A demanda pelo produto aumentou e a oferta não. Por isso, está faltando mandioca no mercado e a produção de farinha está menor. Com isso, os preços subiram.

Em março deste ano, o kg de mandioca custava R$ 0,80 no comércio atacadista da capital e, agora em setembro, está R$ 2.

Outro problema que dificulta a produção de mandioca é a mão de obra é que a lida no campo pra arrancar essa raiz da terra até a produção de farinha é algo bastante pesado.

As pessoas que tem ficado no campo são agricultores mais idosos, que geralmente não possuem equipamentos para fazer esse trabalho mais difícil.

Além da produção trabalhosa, quem produz mandioca tem enfrentado a seca prolongada e o severo ataque de pragas como a mosca branca, o que interfere na produtividade das roças.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/438288/visualizar/