Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 28 de Setembro de 2020 às 17:23
Por: Mikhail Favalessa/RD News

    Imprimir


Rodinei Crescêncio/RDNEWS

Os termos “professor” e "professora" são os que mais aparecem relacionados a profissões entre os nomes escolhidos pelos candidatos para registro nas urnas para as eleições municipais de novembro. São 449, no total. Termos ligados a carreiras policiais, por sua vez, somam apenas 43, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os registros das candidaturas foram finalizados no sábado (26) e a campanha teve início ontem (27). O registro junto à Justiça Eleitoral, contudo, não garante que esses inscritos estarão na urna de fato. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) ainda deve julgar os pedidos. No total, Mato Grosso tem 12,4 mil registros de candidaturas, nas disputas por vagas de prefeito e vice-prefeito e também de vereador.

Entre as carreiras nas polícias, o termo mais comum é o da patente militar de cabo, com 11. Há oito tenentes, sete coronéis, sete “policial”, quatro delegados, três “PM”, dois "major" e um soldado.

Também aparecem nos nomes dos candidatos as áreas de atuação. “Da Saúde” são 87, “da Segurança” têm oito e “da Educação” outros nove. Entre candidatos com “doutor” ou “doutora” e “Dr.” ou “Dra.” no nome, 47 se registraram.

Três candidatas registraram seu nome de urna com o termo “esposa”. Há também 78 pastores que utilizam a função no nome da candidatura e apenas um único padre.

Muito em razão dos pequenos municípios, há aqueles que se identificam pelo tipo de comércio que tocam. O mais comum é o “da Farmácia”, com 60 registros, e também “do Posto”, com 16. Referências a lanchonetes são oito. Também estão registrados sete “padeiros” e 14 “da Padaria”.

Apelos à popularidade com o termo “do Povo” aparecem em 31 candidaturas. “Do PT” aparece em seis registros.

Ao fazerem suas inscrições, os candidatos também informam sua ocupação à Justiça Eleitoral. A mais comum delas é empresário, com 918 candidatos. Também são candidatos 766 servidores públicos municipais, 661 vereadores (candidatos à reeleição), 651 comerciantes, 649 donas de casa e 486 agricultores.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/438443/visualizar/