Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 24 de Fevereiro de 2021 às 11:14
Por: Renata Prata | Sema/MT

    Imprimir


Elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos - Foto por: Sema/MT

Elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

A | A

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) elaborou um questionário de percepção social sobre como o cidadão identifica as questões relativas à coleta e formas de melhorar a gestão do serviço em sua cidade. O questionário é uma das ações da elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos – PERS e visa buscar informações da população da situação atual dos resíduos nos munícípios mato-grossenses.

Ao responder o questionário, o cidadão contribui de forma importante para a construção do PERS, que está sendo elaborado pela UFMT em contrato firmado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O Plano prevê a participação contínua da comunidade em geral e de grupos específicos e neste momento de pandemia da Covid-19 utiliza de meios eletrônicos para garantir o acesso popular.

Entre as questões estão a frequência de coleta em seu município, formas de descarte de lixo e disponibilidade de fazer coleta seletiva na residência, sugestões de como melhorar a gestão de resíduos sólidos em sua cidade e avaliação da importância dos catadores para reciclagem.

O documento também traz um espaço para o cadastro de interessados em participar de campanhas para melhorar a gestão de resíduos sólidos em seu município.

O questionário pode ser acessado pelo site do PERS no link percepção social

Participação popular

O PERS requer um modelo de planejamento de fácil acesso à população, estimulando os segmentos sociais a participarem de forma individual ou coletiva. Ele vai nortear as Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Mato Grosso de acordo com as diretrizes constantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituída pela Lei federal nº 12.305/2010 e seu Decreto Regulamentador. A verba para execução é oriunda de convênio com o Ministério do Meio Ambiente.

Esta etapa online, que tem a previsão de seis meses, é essencial para o Plano de Mobilização Social e para trabalhos presenciais que serão realizados no futuro, como audiências públicas e discussões com a população para apresentação de produtos.

A população pode acompanhar todas as ações do Plano Estadual de Resíduos Sólidos no site do PERS, coordenado pela UFMT. Na página o cidadão pode conhecer melhor sobre o Plano, participar ativamente respondendo enquetes e questionários, saber como é feita a mobilização social e acompanhar cronogramas de elaboração do PERS.

O site também traz notícias atualizadas, acesso as redes sociais do PERS, todas as videoconferências realizadas pela UFMT para debate sobre resíduos sólidos, legislações específicas e uma linha do tempo com todos os processos relacionados ao Plano e suas respectivas datas de execução.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/440782/visualizar/