Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 30 de Março de 2021 às 17:07
Por: Laura Meireles/Da Assessoria

    Imprimir


Pintora, desenhista, poetisa e objetista. Faltam predicados para descrever a importância de Regina Pena para a cena cultural mato-grossense e brasileira. Durante décadas a artista plástica dedicou seu tempo para refletir através de suas obras o seu cotidiano singular e também seu estado de espírito.

Em suas telas, principalmente aquelas anteriores aos anos 1985, é possível perceber críticas socioeconômicas através do retrato de cuiabanos pobres, marginalizados e esquecidos pelo poder público. A trajetória deste ícone será retratada em filme e também em uma exposição virtual com obras inéditas.

O voo de Regina Pena foi um dos projetos contemplados pelo edital Mestres da Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. O edital conta com recursos da Lei Aldir Blanc e até o final do mês de abril os apaixonados pela história da arte poderão assistir e visitar locais e amigos que fizeram parte da história de Regina.

Com depoimentos de Gervane de Paula, Vera Capilé, Aline Figueiredo, Humberto Espíndola e muitos outros, o diretor Laércio Miranda destaca que ao entrevistar os artistas, diferentes conexões entre os entrevistados iam surgindo e o roteiro do filme ia sendo moldado de acordo com as novas descobertas.

“Cada entrevista foi surpreendente. A equipe ia com uma ideia pré-fixada de roteiro, mas a cada depoimento, novos fatos iam aparecendo e forçando um realinhamento da história que estamos montando com muito amor e respeito à história dessa que, na minha opinião e na opinião de vários críticos de arte, levou o nome do nosso estado e da nossa arte a vários cantos do país”, disse Laércio.

Além do filme, uma exposição virtual está sendo organizada e deve apresentar obras inéditas ao público. Sob a curadoria de Ruth Albernaz, um acervo riquíssimo de telas, poemas, poesias, assemblages e pinturas digitais ficará disponível em um site para visitação de toda comunidade.

Para acompanhar os bastidores, basta curtir a página do projeto no Facebook e seguir a conta no Instagram.

HISTÓRIA DE REGINA

Nascida em Cuiabá, em 1952, Maria Regina Curvo Alvim Penna começou a explorar o universo das artes plásticas de maneira autodidata e, em 1972, foi ao Rio de Janeiro estudar pintura e desenho no Instituto de Belas Artes. Foi orientada por Humberto Espíndola e estudou História da Arte com Aline Figueiredo em 1974. Participou de várias exposições coletivas no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT e também promoveu exposições solo, além de lançar o livro “Voo Solo”, em 2015.

Diagnosticada com esclerose múltipla em 2006, Regina foi aos poucos aposentando as tintas e os pinceis e transferindo seus conhecimentos artísticos para novas plataformas. Começou a desenhar digitalmente com a ajuda de tablets e destacou-se como uma das grandes artistas digitais do país.

Faleceu em agosto do ano passado e deixou um legado de superação, resiliência e de amor à terra em que nasceu.

Regina Pena autorretrato 01.jpeg

--




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441679/visualizar/