Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 10 de Abril de 2021 às 05:43
Por: Por Mel Parizzi, TV Centro América

    Imprimir


Lavoura é atingida por defensivos agrícolas — Foto: Reprodução
Lavoura é atingida por defensivos agrícolas — Foto: Reprodução

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) realizaram uma perícia nas lavouras da comunidade Coopervila, região de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, onde os moradores acusam o proprietário de uma fazenda de ter enviado um avião com defensivo agrícola nos últimos dias para sobrevoar a região.

O laudo foi emitido nesta sexta-feira (9) e encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE).

Conforme relato dos moradores, na terça-feira (6), as plantações começaram a murchar. No local há plantações de mamão, pimentão, alface, tomate, banana, margaridão.

Já nesta sexta-feira, a comunidade relatou danos em outras propriedades e afirmou que algumas pessoas estão sentindo irritação na pele .

Um boletim de ocorrência foi registrado pelo líder da comunidade, Sulivan da Silva após reunião com a comunidade nesta semana.

Segundo o Instituto Centro de Vida (ICV), as 20 famílias cooperadas da entidade (que existe desde 2011) contabilizam uma média mensal de nove toneladas de hortifrutigranjeiros, em maioria produzidos de forma agroecológica.

Além de não usarem agrotóxicos, as famílias da Coopervila implementaram 10 hectares de sistemas agroflorestais sob manejo orgânico em 10 propriedades de sócios da organização.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442012/visualizar/