Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 26 de Abril de 2021 às 11:37
Por: Andréia Fontes | Secom-MT

    Imprimir


Governador Mauro Mendes e o secretário de Educação Alan Porto acompanharam a entrega das apostilas na Arena Pantanal - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Governador Mauro Mendes e o secretário de Educação Alan Porto acompanharam a entrega das apostilas na Arena Pantanal

A | A

Todos os estudantes do Ensino Fundamental, da rede estadual, começam a receber esta semana, as apostilas multidisciplinares – Anos Iniciais e Anos Finais – para auxiliar nas aulas não presenciais.O material didático será entregue nas escolas estaduais em Cuiabá, Várzea Grande e mais nove cidades da Baixada Cuiabana até esta sexta-feira (30.04). Para os demais municípios, as apostilas serão destinadas para as 15 Diretorias Regionais de Educação (DREs) que ficarão responsáveis pela distribuição nas escolas.

Foram impressas 217.130 apostilas para os alunos e 16.205 para os professores, totalizando 233.335 apostilas. Todo o material é alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, acompanharam a entrega das duas primeiras carretas com as apostilas na manhã desta segunda-feira (26.04), na Arena Pantanal. Mendes enfatizou a qualidade pedagógica e de impressão, lembrando que o material é muito semelhante ao usado na rede privada de ensino de Mato Grosso e nas melhores escolas do país.

“Eu disse que íamos fazer grandes investimentos com o Programa Mais MT e a educação, sem dúvida alguma, é um dos grandes desafios que temos. Não pode um Estado com a envergadura econômica que temos, principalmente no agronegócio, com este desempenho tão espetacular, estar com a educação pública na condição que estávamos. Estamos tomando atitudes para mudar isso”, enfatizou.

O governador lembrou de outras ações já realizadas, como a garantia de um notebook para todos os professores que estão em sala de aula, além da compra de ares-condicionados para mais de 300 unidades e os investimentos em infraestrutura.

“Tenho me reunido quase que diariamente com o Alan e o Amauri (secretário adjunto Executivo da Seduc), buscando formas e metodologias para modernizar a educação, que seja mais tecnológica. As crianças já estão craques na internet e a escola não pode ficar com giz no quadro. Precisamos mudar e esta mudança de qualidade, de patamar, é que estamos trabalhando para trazer para as escolas de Mato Grosso”.

Mauro Mendes afirmou que muitas outras ações virão. “Todo o investimento em infraestrutura e na área pedagógica tem como objetivo, ao final, ter um ensino público de qualidade e que entregue resultados positivos aos nossos alunos”.

As apostilas

Mayke Toscano/Secom-MTNa versão impressa, o material segue os seguintes componentes curriculares para o aluno: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Numa versão digital ainda estará disponível Inglês e Arte.

O secretário Alan Porto enfatiza que a entrega das apostilas é mais um esforço do governo para ampliar a aprendizagem dos estudantes neste período de pandemia. Destaca que o material vai auxiliar os professores no planejamento das aulas, assim como na preparação de avaliações dos alunos.

“Esse material chega para garantir o aprimoramento das práticas pedagógicas. É um suporte ao trabalho que já vem sendo desenvolvido”, reforça o secretário.

O conteúdo das apostilas foi doado pela Editora Moderna. As apostilas foram impressas em São Paulo ao custo de dois centavos cada página.

“Os textos que servem de base para as atividades são contemporâneos, bem diversificados e adequados a cada faixa etária. A linguagem é adequada ao público a que se destina e o material possui um aspecto visual atrativo, colorido e com ilustrações”, explica Alan Porto.

Conteúdo

As apostilas são para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além do material impresso, estarão disponíveis, digitalmente, conteúdos de Arte, Inglês e Educação Física (teoria e prática).

Todo o material foi elaborado com metodologias e práticas pedagógicas atualizadas, em diferentes linguagens e contextos.

Orientativo

A secretaria adjunta de Gestão Educacional da Seduc elaborou um orientativo que será encaminhado a todos os professores para que possam aproveitar o material da melhor forma possível.

Ele dá detalhes de como o material está separado e cita exemplos de aulas com aplicação do conteúdo e das habilidades para os Anos Iniciais e Finais.

Manual do professor

Todas as unidades dos materiais encaminhados apresentam orientações para o professor, relacionadas às temáticas e atividades propostas, com sugestões didáticas e indicações das correspondências entre os objetos de conhecimento e as habilidades da BNCC.

O material também traz atividades com respostas e comentários, ideias para abordar os conhecimentos prévios e informações que permitem ampliar as temáticas trabalhadas na mediação com o estudante, além de variadas sugestões destinadas a enriquecer o repertório do professor.

As seções Atitudes para a Vida (Ciências), Ser no Mundo (Geografia e História) e Trabalho em Equipe (Matemática) buscam despertar nos estudantes a reflexão sobre atitudes individuais e coletivas, que desenvolvam o pensamento crítico e a capacidade de agir com consciência, diante de diversas situações.

Versão Digital

Além do conteúdo impresso, há a versão digital do material, que servirá como um suporte às estratégias de ensino.

Serão disponibilizadas senhas de acesso ao portal SET Brasil com os materiais anuais sendo eles: para os anos iniciais, Educação Física (teoria e prática), Livro do Coordenador, Livros Multidisciplinares; para os anos finais, todos os componentes curriculares.

Os professores podem obter mais informações na Coordenadoria de Ensino Fundamental e Educação Infantil pelo e-mail cdefei@educacao.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3613-6414.

Ensino Médio

Também já estão sendo impressas as apostilas para o Ensino Médio. O conteúdo, neste caso, foi doado pelo governo do Estado de São Paulo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442439/visualizar/