Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Segunda - 03 de Maio de 2021 às 15:32
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Falta de qualificação profissional impede o candidato de entrar no mercado de trabalho — Foto: Getty Images via BBC
Falta de qualificação profissional impede o candidato de entrar no mercado de trabalho — Foto: Getty Images via BBC

A falta de qualificação profissional é o principal problema apontado por 75% dos empresários na hora da contratação em Cuiabá, conforme levantamento feito pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os dados foram coletados entre os dias 14 e 20 de abril de 2021.

De acordo com a CDL, 150 empresários do segmento do comercio varejista e de prestação de serviços participaram da pesquisa.

Na pesquisa, o empresário tinha que dar uma nota de 0 a 10 conforme seu nível de satisfação com o candidato e a nota média ficou em 5,3.

Ainda segundo o levantamento, 55,2% dos empresários afirmaram que costumam contratar colaboradores por meio de indicações. Outros 18,2% em banco de empregos, 12,5% por meio da internet, 5,2% por empresas de consultorias e 8,9% em outros meios.

Conforme o levantamento, a função que mais teve vagas abertas nos últimos 30 dias foi a administrativa/comercial com 20,6%, seguida de vendas 17,7%; Auxiliar de produção 11,8%; Área Técnica 8,8%; Entregador 8,8%; Estoque 8,8%; Pedreiro/Ajudante de pedreiro 8,8%; Caixa 5,9%; Serviços Gerais 5,9%; e por fim, açougue com 2,9%.

Contratação e demissão na pandemia

De acordo com a pesquisa, 74,7% discordaram que as demissões têm sido ocasionadas por causa das medidas restritivas durante a pandemia. Outros 25,3% concordam.

Dos que estão demitindo ou pensando em demitir a taxa média de demissão ficou em 34%.

A pesquisa demonstrou também que 69,3% dos empresários estão trabalhando com sua capacidade total de funcionários, contra 30,7% que apresenta um quadro inferior.

No entanto, quando questionados se pretendem fazer novas contratações nos próximos 30 dias, 18,1% informaram que estão planejando gerar novas vagas de emprego.

Projeto despertar

A CDL Cuiabá informou que lançou o projeto 'Despertar' na última sexta-feira (30), que visa capacitar pessoas que estão em busca de uma oportunidade de trabalho.

Por meio do projeto, as pessoas que estão desempregadas receberão orientação profissional.

Durante o curso, serão passadas informações de como elaborar um bom currículo e como deve ser o comportamento em entrevistas, além disso, será disponibilizado conteúdos online profissionalizantes e gratuitos, além de dicas de educação financeira e saúde.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442667/visualizar/