Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 06 de Maio de 2021 às 22:12
Por: G1-MT

    Imprimir


Região rural de Nova Lacerda (MT) era explorada ilegalmente — Foto: Polícia Civil-MT
Região rural de Nova Lacerda (MT) era explorada ilegalmente — Foto: Polícia Civil-MT

Mais de 30 pessoas suspeitas de usar licença falsa para exploração de minérios foram detidas durante uma operação da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizada nesta quinta-feira (6) em Nova Lacerda, a 667 km de Cuiabá. O material apreendido na operação ainda está sendo contabilizado pelas equipes.

De acordo com a polícia, as investigações iniciaram após a Polícia Civil de Comodoro receber informações de que algumas pessoas estavam utilizando uma licença de exploração falsa, que deveria ser emitida pela Sema, para iniciar a exploração do solo de uma região na zona rural do município.

Os suspeitos chegaram a fechar um contrato com o proprietário da terra e já estavam atuando com a exploração da vegetação, modificação do solo, jogando detritos e fazendo a exploração de minérios, por meio da atividade de garimpo ilegal.

Grupo fazia exploração de minérios por meio de licença falsa — Foto: Polícia Civil-MT

Grupo fazia exploração de minérios por meio de licença falsa — Foto: Polícia Civil-MT

Com base nas informações, as equipes da Polícia Civil de Comodoro e Vila Bela da Santíssima Trindade iniciaram as investigações, conseguindo junto à Sema um despacho com informações que identificam que a licença de operação apresentada pelos suspeitos é falsa. Entre os ítens apontados estão data, assinatura e alguns elementos específicos que comprovam a falsificação do documento.

Ainda durante as investigações, os policiais identificaram os três principais pontos em que o grupo mais se concentrava. Nesses locais mapeados, foram encontrados maquinários, pás carregadeiras, caminhonetes, bombas d’água e ferramentas.

O delegado responsável pela investigação, João Paulo Berté, os suspeitos foram detidos em situação de flagrante e devem responder por crime ambiental.

Todos foram conduzidas para a Delegacia de Comodoro para prestar esclarecimentos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442826/visualizar/