Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 07 de Maio de 2021 às 19:28
Por: Por Bruno Bortolozo, TV Centro América

    Imprimir


A média de preço do litro de leite está R$ 4,09 em Cuiabá. O valor é 15,4% maior do que no mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa alta está ligada ao custo de produção do pecuarista, que aumentou devido a alta das rações.

O aumento do consumo do leite e dos derivados, como o queijo, o iogurte, a manteiga e a margarina também é outro fator que explica os preços mais altos.

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Gross (Sindilat), o valor do produto está diretamente ligado ao consumo dos derivados.

Quanto mais as pessoas compram os produtos lácteos, mais o preço do leite sobe.

Ainda segundo o Sindilat, com o auxílio emergencial, as pessoas passaram a comprar mais esses produtos.

Por outro lado, o preço do litro de leite sofreu uma leve queda de 0,77% em abril se formos comparar com março, isso porque no maior mercado consumidor do país, que é São Paulo, o comércio sofreu várias restrições impostas em decretos para tentar conter o avanço da pandemia e isso fez as pessoas consumirem menos.

No entanto, com a reabertura gradual do comércio, a tendência é de novas altas nos próximos meses.

O estado também está próximo ao período de seca e esse é outro fator que contribui para que o valor do leite suba ainda mais, já que diminui a oferta de pasto e, consequentemente, haverá menos leite.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442856/visualizar/