Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 20 de Julho de 2021 às 14:59
Por: Da Assessoria

    Imprimir


As baixas temperaturas chegam e junto delas a vontade de saborear alimentos típicos do inverno. Além de apresentar diversos benefícios, o pinhão é uma excelente alternativa para abusar da criatividade no preparo de pratos variados. A nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, destaca as vantagens dessa semente para a saúde e recomenda três receitas para os apaixonados pela gastronomia explorarem seus dotes culinários.


O pinhão é rico em potássio, fósforo, minerais e vitaminas do complexo B. Esses nutrientes são responsáveis, principalmente, pela saúde cardiovascular e cerebral. “Esse alimento ajuda no controle da pressão arterial e melhora a memória e o raciocínio. Seu consumo também é excelente para a visão – diminui os riscos de catarata – e contribui na prevenção do câncer e do envelhecimento precoce”, afirma a nutricionista.

As fibras presentes no pinhão também oferecem benefícios. Elas regulam o intestino, previnem a prisão de ventre, ajudam na retenção de líquidos, aumentam a sensação de saciedade e contribuem para a absorção dos nutrientes. “A semente também possui ferro, cobre e vitamina C. Por isso, o pinhão fortalece o organismo, prevenindo contra gripes e resfriados, e tem um importante papel no combate a anemia”, ressalta Letícia.

Entre as dúvidas principais dos consumidores de pinhão é se a semente pode ocasionar sobrepeso. A nutricionista explica que o carboidrato em excesso pode ser responsável pelo aumento do peso. Entretanto, o consumo moderado é aliado de dietas, auxilia no emagrecimento saudável e favorece a prática de exercícios físicos.

“O pinhão tem funções semelhantes às da batata-doce. As proteínas e fibras do alimento contribuem para o crescimento e fortalecimento dos músculos, que motiva a queima de calorias. Tudo é questão de equilíbrio. Uma alimentação balanceada permite o consumo de qualquer carboidrato”, diz.

Apesar de indispensável o cuidado com a alimentação, Letícia esclarece que receitas que fogem da dieta também podem ser preparadas eventualmente. “Sempre é bom sair da rotina. Podemos fazer refeições com condimentos especiais, que nem sempre são saudáveis. Nesse caso, é necessário avaliar a frequência em que esses pratos diferenciados são consumidos. Separei três receitas que podem ser alternativas para saborear o pinhão neste inverno, mas que devem ser ingeridas com moderação”, destaca a nutricionista.

ENTREVERO

A primeira receita é tradicional, prática e saborosa. Aprenda a fazer entrevero! Separe 400 gramas de alcatra em cubos; 400 gramas de lombo suíno; 400 gramas de bacon; dois dentes de alho amassados; duas cebolas; pimentão vermelho, amarelo e verde; 300 gramas de pinhão cozido; um tomate picado; sal, cebolinha e salsinha a gosto. Em uma frigideira ou em um disco, frite o bacon. Acrescente os pimentões e deixe cozinhar. Em seguida, adicione a cebola e o alho. Espere fritar. Depois coloque a alcatra e a carne suína. Adicione o tomate, os pinhões e, por último, a salsinha e cebolinha. Seu entrevero está pronto para servir.

SEM CARNE

O vegetarianismo e o veganismo ganham cada vez mais força. Porém, para os que não consomem carne também existe uma variedade de pratos tradicionais e especiais. Confira como preparar hambúrguer vegetariano e strogonoff vegano.

O primeiro passo para fazer seu lanche é preparar o hambúrguer sem carne. Separe uma xícara de lentilha crua; quatro xícaras de água; meia xícara de cebola picada; uma colher de azeite; meia xícara de farinha, meia xícara de aveia e temperinho verde, sal e cominho a gosto. Cozinhe a lentilha e adicione: alho, cebola, azeite, temperinho verde, sal e cominho. Acrescente o farelo de aveia e a farinha. Em seguida, corte a massa em partes iguais e modele os hambúrgueres. Reserve no freezer por uma hora. Depois frite ou se preferir asse.

“A primeira etapa está pronta. Para rechear basta usar a criatividade! Escolha o pão de sua preferência. Não se esqueça dos molhos! Sugiro maionese verde, guacamole, mostarda ou barbecue. Coloque o pinhão cozido, ovo, tomate e queijo. Adicione o hambúrguer de lentinha e finalize com salada. A rúcula e o agrião podem ser excelentes alternativas para harmonizar com os molhos agridoces. O próximo passo é colocar em uma forma e aquecer no forno somente o tempo necessário para derreter o queijo e saborear seu burguer quentinho!”, recomenda Letícia.

O strogonoff vegano é ainda mais fácil de preparar.

Confira os ingredientes: duas xícaras de pinhão cozido; uma cebola picada; um dente de alho; uma colher (sopa) de azeite; quatro colheres (sopa) de molho shoyu; uma xícara de ketchup e 250 gramas de creme de leite de soja e sal a gosto.

“O preparo é simples. Basta adicionar um pouco de azeite na panela e refogar a cebola e o alho. Em seguida, acrescente o pinhão e deixe fritar. Quando o pinhão estiver dourado coloque o molho shoyu e o ketchup. Finalize com o creme de leite de soja. Agora, escolha sua receita favorita e aproveite mais uma delícia de inverno”, conclui a nutricionista.

Em Cuiabá, as lojas do Fort Atacadista estão presentes nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil e, em Várzea Grande, na avenida da FEB. A rede cumpre todas as medidas de prevenção contra o coronavírus e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos das 7h às 20h.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/444854/visualizar/