Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Julho de 2021 às 17:33
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Vacinação de idosos em Cuiabá — Foto: Gustavo Duarte/Prefeitura de Cuiabá
Vacinação de idosos em Cuiabá — Foto: Gustavo Duarte/Prefeitura de Cuiabá

Mais da metade da população de Mato Grosso já foi imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Cerca de 1.308.916 de pessoas receberam pelo menos uma dose do imunizante.

O estado possui aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, mas, de acordo com o Ministério da Saúde, 2.545.126 pessoas estão aptas a se vacinar.

O Plano Nacional de Vacinação (PNI) leva em consideração a população acima de 18 anos e que não possui alergia grave aos componentes das vacinas.

Mais de 484 mil pessoas já tomaram a segunda dose da vacina ou a dose única da Janssen e estão completamente imunizados.

Mato Grosso já recebeu 2.438.340 de doses dos imunizantes da Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Mais de 47% das pessoas foram vacinadas com Astrazeneca, 35% com Coronavac, 13% com Pfizer e 4% com Janssen.

Há quase um mês, a média de vacinados nos municípios ficava em torno de 20% a 30% da população total vacinada. Nesta quinta-feira (22), a média subiu para 30% a 40%, o que mostra o avanço no cronograma de vacinação.

Mas apenas 21 municípios de 141, vacinaram 50% da população ou acima disso. A cidade que mais imunizou até o momento foi Porto Estrela, com 79% de vacinados com pelo menos a primeira dose.

Em contrapartida, as cidades que menos vacinaram foram Cotriguaçu e Colniza, com apenas 17% de vacinados, seguidas de Nova Maringá (19%) e Sapezal e Juruena (20%).

Premiação para os municípios

O governo estadual lançou, nesta quarta-feira (21), o programa Imuniza Mais MT, com prêmios para os municípios com bom desempenho na cobertura vacinal dos imunizantes contra a Covid-19, Influenza e outras doenças.

O investimento total, de R$ 65 milhões, será dividido entre premiações destinadas a municípios com bom desempenho na cobertura vacinal, reforma e construção da Rede Frio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), aquisição de veículos refrigeradores, câmara fria, ar-condicionado, equipamentos de refrigeração, insumos, serviços, capacitações e comunicação.

A primeira premiação de R$ 2.070 milhões acontecerá em outubro deste ano.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/444974/visualizar/