Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 30 de Julho de 2021 às 17:09
Por: Da Assessoria

    Imprimir


“Não existem dietas milagrosas que possam curar um câncer. Assim como o uso indiscriminado de produtos fitoterápicos podem acabar por inibir os medicamentos de uma pessoa em tratamento”. O alerta é da médica nutricionista Ira Soraya.

Os mitos sobre a nutrição e as doenças, a exemplo das dietas que prometem curar; a importância de se ter uma alimentação saudável “menos industrial”; ter uma vida saudável com a prática de exercícios físicos sem se esquecer do fortalecimento espiritual, também foram alguns dos assuntos abordados pela especialista durante uma live promovida pela Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso, o MT MAMMA, e o Instituto Mario Cardi Filho.

“A alimentação é apenas um dos pilares que envolve saúde. Saúde envolve um estilo de vida saudável que depende de exercícios físicos, da qualidade do sono e também de um fortalecimento da alma. A alimentação do espírito tem tudo a ver com uma vida saudável”, afirmou a nutricionista.

Segundo Ira Soraya a literatura já mostra desfechos positivos nos tratamentos de quem se preocupa também com o lado espiritual. “É importante que os profissionais de saúde que acompanhem esses pacientes, orientem também sobre esse fortalecimento espiritual independente do credo de cada um, a exemplo da leitura da bíblia, de grupos de estudo e de oração. Energeticamente você consegue ajudar no processo de cura das doenças, não somente do câncer”, pontuou.

Mediado por Adriana Castelli e pelo diretor presidente do Instituto Mario Cardi Filho, o advogado Ussiel Tavares, a live que abordou “A importância da alimentação para pacientes com câncer” reforçou a utilização de dietas e medicamentos de forma responsável e orientada por profissionais de saúde.

“Alguns alimentos podem ajudar sim no processo de cura junto com o tratamento médico. Sabemos que alguns tumores se alimentam de glicose e gordura, por exemplo. E sabemos também da importância da vitamina C nesse tratamento. Por outro lado, o excesso de antioxidante pode ser ruim nesse processo. Por isso, a importância do acompanhamento nutricional por um profissional de nutrição que vai poder dizer qual dosagem e qual alimento é indicado para cada pessoa”, afirmou.

Ira Soraya também explica que os fitoterápicos como chás, também podem fazer mal se administrados sem orientação profissional. “Determinados medicamentos associados ao chá verde podem ter seu efeito inutilizado. Tudo tem benefícios e riscos”.

Em suas considerações, Ussiel Tavares, lembrou que o Instituto foi fundado em memória do advogado Mario Cardi Filho, que faleceu em 2014, vítima de câncer de pulmão. “Pudemos ver que a alimentação foi responsável pelo prolongamento da sua vida após a descoberta da doença”, pontuou Tavares.

E, a nutricionista completou, “a alimentação saudável contribui tanto na prevenção do câncer quanto no tratamento dele. Por exemplo, a alimentação antiinflamatória para modular a doença, que é aquela isenta praticamente de produtos industrializados e processados. Ou seja, quanto mais produtos industrializados você tem na sua alimentação mais você está nutrindo a inflamação. Costumo dizer: quanto mais você descascar e quanto menos você desembalar, muito provavelmente estará nutrindo sua saúde”, explicou a especialista.

Ira Soraya ainda ponderou durante a conversa que o Brasil tem um dos melhores guias alimentares do mundo, porém não é muito propagado. “Isso fica bem evidente quando temos avaliações do estado nutricional da nossa população. Temos uma grande maioria da população com sobrepeso ou obesidade, o que acarreta o comprometimento de várias doenças cardiovasculares e também do câncer, que a cada dia este mais alarmante”, advertiu.

Para saber mais sobre o tema, basta acessar o vídeo do bate-papo no facebook do MTMAMMA.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/445164/visualizar/