Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 07 de Agosto de 2021 às 09:25

    Imprimir


Natalia Filippin/G1
Dinheiro, real, economia, salário mínimo, pagamento, PIB, reais, auxílio, notas, dívidas, contas, endividamento
Dinheiro, real, economia, salário mínimo, pagamento, PIB, reais, auxílio, notas, dívidas, contas, endividamento

A maior parte das famílias em Cuiabá segue controlando suas dívidas, pois 72,7% encerraram o mês de julho com contas parceladas. O percentual foi o mesmo observado em janeiro e abaixo do verificado em julho de 2020, quando 73,6% se encontravam nesta condição.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT).

Com relação à inadimplência, ou seja, quando as famílias não conseguem honrar suas dívidas, este foi o segundo recuo consecutivo da pesquisa, onde 32,3% das famílias endividadas possuem contas atrasadas, sendo que 8,8% afirmaram que não conseguirão quitá-las.

Os percentuais são menores do que os registrados no início do ano e em relação a julho passado.

De acordo com o diretor de pesquisa do IPF-MT, Maurício Munhoz, diferente dos dados registrados em Cuiabá, em nível nacional, o aumento da inadimplência mostra preocupação.

O percentual de famílias em Cuiabá que declararam ter como principal tipo de dívida o cartão de crédito se repetiu em julho (70%).

Já o uso de boletos caiu 2,5 pontos percentuais no comparativo mensal e chegou a 36,4%. Com relação à renda familiar, 90% das famílias que recebem acima 10 salários mínimos têm o cartão de crédito como principal tipo de dívida.

Maurício Munhoz explica, ainda, que o aumento recente da taxa Selic, que foi a 5,25%, pode interferir para a elevação da inadimplência.





Fonte: G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/445387/visualizar/