Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 06 de Setembro de 2021 às 11:06
Por: Por G1 MT

    Imprimir


PF desocupa garimpo ilegal de ouro em terra indígena em MT em janeiro deste ano — Foto: Polícia Federal
PF desocupa garimpo ilegal de ouro em terra indígena em MT em janeiro deste ano — Foto: Polícia Federal

O garimpo já ocupa uma área maior que a mineração industrial e avança sobre terras indígenas e unidades de conservação em estados da Amazônia, incluindo Mato Grosso. O estado é o terceiro com a maior extensão de área total minerada, com 25.495 hectares. É o que diz a pesquisa feita pelo MapBiomas, que resulta da análise de imagens de satélite com o auxílio de inteligência artificial.

Mato Grosso fica atrás apenas do Pará (110.209 ha) e de Minas Gerais (33.432 ha). A maior parte da área minerada do estado é ocupada pelo garimpo (22.987 ha).

Quando a área industrial e garimpeira são somadas, apenas três estados estão presentes no ranking, e Mato Grosso aparece mais uma vez nele, com Peixoto de Azevedo entre os dez municípios de maior área minerada. O município é o quinto com maior área (5.736 ha).

De acordo com o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, Os produtos da mineração são fundamentais para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Operação Amazônia embarga 12 garimpos ilegais em Apiacás — Foto: Sema/MT

Operação Amazônia embarga 12 garimpos ilegais em Apiacás — Foto: Sema/MT

Centro_Oeste>Mato_Grosso_4__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font: inherit; vertical-align: initial; max-width: 100%; text-align: center;">

O objetivo é que o mapeamento contribua para a definição de estratégias para acabar com as atividades ilegais e estabelecer uma mineração em bases sustentáveis respeitando as áreas protegidas e o direito dos povos indígenas e atendendo os mais elevados padrões de cuidado com a biodiversidade, solo e a água.

Já o mapa dos municípios com maior atividade garimpeira é dominado por apenas dois estados, Pará e Mato Grosso. Peixoto de Azevedo fica em terceiro lugar.

O estado só não aparece no mapa dos dez municípios com maior área minerada industrialmente, que ficam espalhados por Pará, Minas Gerais e Amazonas.

Barracos em garimpo foram destruídos durante operação em janeiro de 2021 — Foto: Sema-MT

Barracos em garimpo foram destruídos durante operação em janeiro de 2021 — Foto: Sema-MT

Enquanto produção de ferro (25,4%) e alumínio (25,3%) respondem por metade da área de mineração industrial, 86,1% da área garimpada está relacionada à extração de ouro.

Em área total minerada, a Amazônia lidera com 72,5 % enquanto a Mata Atlântica é o bioma que aparece em um distante segundo lugar, com 14,7%, seguida pelo Cerrado, com 9,9%, Caatinga, com 2,1%, e Pantanal, com apenas 0,02%.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/446194/visualizar/