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Economia
Quinta - 30 de Setembro de 2021 às 11:23
Por: Por G1 MT

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Consumidores devem comprar mais no Dia das Crianças deste ano — Foto: Alice Sousa
Consumidores devem comprar mais no Dia das Crianças deste ano — Foto: Alice Sousa

A estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) é que as vendas no Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, aumentem 15% este ano, em relação ao ano passado, uma vez que, esta é uma das melhores datas de vendas do calendário anual do varejo.

Entre as faixas de valor de compras, 60,3% dos entrevistados disseram que pretendem gastar igual ao ano passado e 20,5% pretendem gastar mais. O valor médio de gasto para este ano será de R$ 188,10.

Os presentes mais procurados, segundo o diagnóstico, são: brinquedos 50%, vestuário e acessórios (moda) 31,7%, calçados 4,4%, eletrônicos 3,2%, perfumes 2,5%, alimentos 2,5%, telefonia/smartphone 2,5%, artigos esportivos 1,3%, livros/livraria 0,6% e outros 1,3%.

Para as opções de brinquedos citadas na pesquisa, os entrevistados responderam que compraram ou irão comprar: boneca (33,3%) e carrinho 932,5%). Jogos educativos ficou com 10,3%, bola com 7,1%, avião 4,8%.

Com relação ao local de compras, 39,2% dos entrevistados disseram que irão comprar nas lojas localizadas no centro da cidade (predominado pela geração 57 a 77 anos), 19,6% nos shoppings centers (geração 18 a 26 anos), 15% nas lojas próximas do bairro onde mora (geração 42 a 56 anos), 6,5% internet (geração 42 a 56 anos).

Sobre o que desperta o interesse na compra, 59,5% disseram ser o desejo da criança.

A pesquisa apurou também a quantidade de presentes que cada entrevistado pretende dar e o resultado foi em média de dois itens. Quem pretende presentear, o resultado da pesquisa foi 34% filho, 24,8% o neto, 20,9% o sobrinho, 7,2% afilhado, 3,9% enteado (a) e 9,2% outras pessoas.

Com o hábito de todo brasileiro, 79,7% dos respondentes disseram que ainda não começaram a pesquisar o que vão comprar, enquanto que 18,2% já começou e 2% já comprou. Outro levantamento foi a respeito do tempo que se programa para começar a pesquisar o presente. Na véspera ou no dia 50% dos entrevistados e 25,3% até 7 dias antes.

Sobre os motivos considerados como tomadores de decisão na hora da compra, para 48,6% dos entrevistados é o preço, seguido de promoções 25,3%, atendimento 10,3%, facilidade na hora da compra 8,2% e facilidade de pagamento 7,5%

Outro dado muito importante apurado no levantamento foi a forma de pagamento para essas compras. 65,8% preferem pagar a vista. Para 50,3% o pagamento será em dinheiro, 32,9% Cartão de crédito, 12,10% Cartão de débito e 4,6% utilizarão outros meios.





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