Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 14 de Outubro de 2021 às 06:21
Por: Cìntia Borges/Mídia News

    Imprimir


Mayke Toscano/Secom-MT
O governador Mauro Mendes, entusiasta do União Brasil
O governador Mauro Mendes, entusiasta do União Brasil

O governador Mauro Mendes (DEM) voltou a defender a redução do número de partidos políticos no Brasil.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há 33 partidos políticos legalizados no Brasil. “Isso pode ser tudo, menos democracia”.

Mendes é um dos entusiastas do União Brasil, fusão entre o DEM e PSL aprovada em convenção dos dois partidos no início de outubro.

“É preciso diminuir o número de partidos no Brasil. O País ter 30 e tantos partidos. Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Isso pode ser tudo, menos democracia, muito menos instrumento de um processo legítimo e democrático”, afirmou o governador.

Segundo Mendes, o objetivo da fusão partidária é criar um grupo de centro e que atue com que classificou de “política séria”.

“Nós queremos que o União Brasil seja um partido que represente a união do nosso País, que não tenhamos lado: nem direita, nem esquerda”, afirmou o governador.

“A política só serve para mim, e pro cidadão, se as pessoas que a gente escolhe para serem nossos representantes trabalhem com seriedade, honestidade, apliquem corretamente o dinheiro e melhorem a vida das pessoas. Senão vira política pros políticos. Isso não serve para mim e tenho certeza que não serve pro cidadão”, completou.

Comando do União Brasil

Devido a um acordo fechado na convenção que criou o novo partido, o comando em Mato Grosso deverá ficar com um nome do Democratas. Mendes, no entanto, descartou ser o presidente e defendeu o nome do atual presidente do DEM no Estado, Fábio Garcia.

“Eu não serei o novo presidente porque não tenho tempo necessário para cuidar do partido, mas existem alguns acordos em Brasília com relação a essa fusão e vamos seguir esses acordos”, afirmou.

“O Fabinho [Fábio Garcia] é meu candidato para continuar sendo o presidente”, completou.

Maior bancada

A partir da aprovação, foi formada uma comissão instituidora, que enviará o processo de fusão ao TSE. A expectativa é que o partido seja oficializado pela Justiça até fevereiro e já tenha número nas urnas nas eleições do ano que vem.

O União Brasil nasce com 81 deputados federais e se tornará a maior bancada da Câmara Federal, desbancando o PT que, desde 2010, ocupa o posto.

Em Mato Grosso, o cenário se repetirá e a nova sigla terá também a maior bancada, com seis parlamentares: quatro do PSL e dois do DEM.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/447437/visualizar/