Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 22 de Outubro de 2021 às 12:45
Por: Gustavo Uribe da CNN de Brasília

    Imprimir


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi aconselhado a fazer um gesto diplomático ao governo chinês na tentativa de derrubar embargo imposto pelo país asiático à importação da carne brasileira, que já dura seis semanas.

Segundo relatos feitos à CNN Brasil por auxiliares do governo, a recomendação foi para que o presidente faça uma sinalização pública sobre a importância das relações comerciais com a China.

Na equipe palaciana, há auxiliares presidenciais que defendem inclusive a solicitação de uma chamada telefônica com o presidente Xi Jinping. No ano passado, Bolsonaro telefonou para o líder chinês após uma crise diplomática causada por críticas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao país asiático.

A avaliação no governo brasileiro é de que a relação turbulenta da atual gestão com a China pode estar influenciado na demora para a retomada da compra da carne brasileira.

Na quinta-feira (21), o ministro de Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, sinalizou ao chanceler brasileiro, Carlos França, de que o impasse será resolvido em breve.

Na quarta-feira (20), o Ministério da Agricultura autorizou os produtores de carne brasileira a armazenarem em contêineres refrigerados a proteína animal que seria destinada à China.

Para evitar o acúmulo da produção, a pasta também orientou os frigoríficos brasileiros a venderem a carne bovina ao mercado interno ou a outros países importadores do produto.

O Brasil interrompeu voluntariamente a exportação de carne para a China, seu maior mercado, ainda no começo de setembro, após a confirmação de dois casos da doença da vaca louca em duas fábricas.

Depois, porém, mesmo com o controle dos casos no Brasil, a interrupção foi mantida pelo país asiático.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/447689/visualizar/