Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 24 de Outubro de 2021 às 08:30
Por: Wesley Santanacolaboração para o CNN Brasil Business em São Paulo

    Imprimir


Pedro Ventura/ Ag Brasília/ Fotos Públicas
Procon de SP vai fiscalizar aumentos abusivos do botijão de gás
Procon de SP vai fiscalizar aumentos abusivos do botijão de gás

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) mostram que o preço médio do gás de cozinha no Brasil já passa dos R$ 100, sendo encontrado em algumas localidades a R$ 135.

O CNN Brasil Business separou algumas dicas que podem ajudar a economizar gás e, assim, aliviar o orçamento doméstico. Confira:

1- Cheque vazamentos

FogãoFoto: Mykola Makhlai/Unsplash

Como no encanamento de água, o gás que escapa pela mangueira ou pelas bocas do fogão é parte principal do desperdício. Por isso, é necessário sempre verificar se há buracos na extensão da mangueira.

Além disso, depois de instalar o equipamento, derrame um pouco de detergente no encaixe dos canos para aferir se há evasão de gás. Essa solução produz bolhas de ar, o que indica que o gás está escapando.

2- Use a boca do fogão certa

Foto: Unsplash/Kwon Junho

Sempre que for preparar uma comida, opte pela boca do fogão que corresponda ao tamanho da panela que será usada. Portanto, se for cozinhar em uma panela pequena, dê preferência para a saída menor. Já se for usar uma panela de pressão, escolha a boca maior.

3- Feche as janelas

Foto: Unsplash/Harry cao

Pode não parecer, mas o vento influencia na potência da boca do fogão e na produção das chamas. Por isso, antes de usar o fogão, feche portas, janelas ou qualquer outro espaço por onde o vento tenha possibilidade de atravessar.

4- Panela de pressão pode virar aliada

Foto: Unsplash/Nickolas Nikolic

A panela de pressão é uma das principais aliadas da cozinha, por reter altas temperaturas. Isso acelera o cozimento dos alimentos e, consequentemente, diminui o consumo do gás.

O Procon-SP também orienta a usar tampa nas panelas para acelerar o cozimento dos alimentos.

5- Pré-aqueça o forno

Foto: Unsplash/Louis Hansel

O pré-aquecimento é importante porque distribui o calor pelo forno, com ele ainda vazio. Além de economizar o gás, isso faz com que todo o alimento seja assado na mesma temperatura e ao mesmo tempo.

Se possível, coloque mais de um alimento para assar de uma vez, orienta o Procon-SP. Também evite abrir diversas vezes o forno.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/447721/visualizar/