Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Outubro de 2021 às 19:51
Por: Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

    Imprimir


Com um sistema de conjunto de caixas d´água associado à filtragem da água (de forma mecânica e biológica) a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) vem prestando assistência técnica a um piscicultor na cidade de Nortelândia (a 240 km de Cuiabá).

Com dois meses e meio de trabalho, os 336 peixes, que dividem uma área de 32 metros quadrados em quatro metros cúbicos de água, já pesam 200 gramas. A expectativa é que em mais cinco meses e meio estejam prontos para consumo. Em um tanque convencional seria necessário uma área de 155 metros quadrados e os peixes estariam prontos para consumo entre oito e 10 meses.

O piscicultor e empresário Ronaldo da Silva Texeira explica que quando procurou ajuda de um técnico da Empaer seu objetivo era construir vários tanques no fundo da sua pousada, mas foi orientado a ter cautela e a construir apenas um e aprender a trabalhar com a Piscicultura em Sistema RAIS (Sistema de Recirculação de Água).

“Achei interessante e até desisti do tanque. Iniciamos todo processo e estou bem animado. Exige dedicação e trabalho diário, além de ser complexo, mas, com a assistência, minhas dúvidas são sanadas. Fiquei surpreso por não ter perda de alevino e a cada dia os peixes estão crescendo e logo vamos iniciar com a ração de engorda, por enquanto, estão na ração de crescimento”, destaca Ronaldo.

O técnico da Empaer Rafael de Assis Simões destaca que o sistema não é barato e exige investimento. Até o momento, o produtor já desembolsou R$ 6 mil entre alevinos, bombas e materiais, mas já tinha algumas caixas d´agua e canos que foram reaproveitados.

“É um sistema de filtragem que usa pouca água, com foco na alimentação de subsistência. No caso do Ronaldo, que tem uma pousada e um restaurante, vai unir o útil e o agradável”.

Rafael de Assis explica que o povoamento dos alevinos começou em agosto e para cada metro cúbico de água são 83 peixes. O acompanhamento técnico é periódico. “Eu já vinha estudando o Sistema de Recirculação de Água há dois anos e quando surgiu a oportunidade de uma assistência técnica pude colocar em prática o meu conhecimento. O sistema permite reduzir custo com água e energia é ideal para a agricultura familiar, mas é necessário investimento inicial alto”.

Na prática

São utilizados como tanques de cultivo quatro caixas d'água de mil litros e mais três caixas de mil litros para o filtro mecânico/ biológico. O transporte da água entre os tanques de cultivo e o filtro ocorre por tubos de PVC através da pressão pneumática e uma bomba de 12 mil litros/hora, devolve a água do filtro para as caixas de cultivos. A bomba d´água fica ligada 24 horas por dia.

O acompanhamento técnico é periódico Foto: Emaper





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/447820/visualizar/