Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Novembro de 2021 às 15:52
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Mato Grosso começou a usar drones para fiscalização da pesca ilegal no estado, que vai até 31 de janeiro de 2022. As imagens também estarão em relatório técnico, os dados são encaminhados para polícia e servirão de subsídio para atuação do infrator, se for o caso.

Os drones reforçam a equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Pelas imagens captadas os fiscais verificam a presença de cevas, redes e a pesca ilegal (embarcada e desembarcada).

O coordenador de fiscalização de Fauna, Alan Assis Silveira, disse que os drones são um auxílio na atividade de campo, já que há locais de difícil acesso por terra e pela água. "Para evitar que a gente faça o esforço e chegar até o local e não ter nenhum indício de ilícito. Quando nos localizamos, registramos as imagens e damos andamento à atividade de fiscalização e abordagem presencial", destacou.

Drones auxiliam fiscalização de pesca ilegal em Mato Grosso — Foto: Reprodução

Drones auxiliam fiscalização de pesca ilegal em Mato Grosso — Foto: Reprodução

A Sema possui 20 drones atuando na fiscalização. Eles são usados para captar imagens aéreas e até para obter flagrantes de crimes ambientais.

Segundo a secretaria, essa tecnologia é usada nas operações coordenadas pela fiscalização e também das nove regionais distribuídas pelo interior do estado, para verificação de mineração, pesca, desmatamento, entre outros.


Piracema em Mato Grosso

Segundo a Sema, durante os primeiros 45 dias do período de defeso da piracema em Mato Grosso foram apreendidos 416 quilos de pescado. O período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso começou no dia 1° de outubro e vai até 31 de janeiro de 2022. Neste período, é proibida a pesca, exceto para subsistência, e retirada de peixes para pesquisa. A pesca segue proibida nos Rios de divisa até 28 de fevereiro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/448683/visualizar/