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Economia
Segunda - 29 de Novembro de 2021 às 06:30
Por: Cíntia Borges e Lislaine dos Anjos/Mídia News

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O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo
O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo

O secretário de Estado de Fazenda (Sefaz), Rogério Gallo, afirmou que o Governo deve tentar fazer um financiamento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão para investimento em infraestrutura rodoviária.

Segundo Gallo, a ação só poderá ser feita porque o Estado conseguiu se reequilibrar financeiramente e hoje tem nota A na Secretaria do Tesouro Nacional, avaliada com base em sua capacidade de pagamento (Capag).

O dinheiro, segundo o secretário, será usado para pavimentação de cerca de 2 mil quilômetros de rodovias ao longo dos próximos quatro anos.

“Esses 2 mil quilômetros são fora os 2,5 mil quilômetros que já estão em curso. E aí serão R$ 1,5 bilhão do Estado e R$ 1,5 bilhão que nós vamos buscar no mercado para buscar as melhores taxas, porque agora Mato Grosso tem no Capag A e consegue emprestar com juros baixos e respaldo da União”, afirmou.

Conforme Gallo, o Estado já possui outros dois empréstimos em andamento e os recursos serão usados para investimentos nos setores de educação e agricultura familiar.

“Temos dois empréstimos que já estão andamento com o Banco Mundial. Um para a Agricultura Familiar, de US$ 75 milhões, e outro de US$ 95 milhões para a Educação”, afirmou.

Nota Capag A

Até o ano passado, Mato Grosso possuía nota Capag C. A conquista da nota máxima ocorreu em maio deste ano. Com a nota máxima, o Governo pode buscar novas linhas de financiamento com o aval do Governo Federal, com melhores condições de pagamento.

O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três principais indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez.

O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.





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