Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 10 de Janeiro de 2022 às 14:48
Por: Rafael Costa/Folha Max

    Imprimir


O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) teme que a nova proposta do Estado para redistribuição do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos municípios, resulte em prejuízo de até R$ 100 milhões a Cuiabá. A declaração foi dada nesta segunda-feira (10) em coletiva de imprensa no campus da Universidade de Cuiabá (Unic), campus Beira Rio.

"Mexeu com Cuiabá, mexeu comigo. Se for verdade que Cuiabá perde R$ 100 milhões, o buraco é mais embaixo. Teremos que alertar os deputados estaduais. Estou assustado com esse projeto, porque o governador desejava que fosse aprovado a toque de caixa sem discussão alguma", questionou.

O projeto de lei complementar 01/2022 de autoria do governador Mauro Mendes fixa novos critérios para distribuição de recursos aos 141 municípios de Mato Grosso. A proposta foi lida no dia 4 de janeiro durante a sessão extraordinária, porém, ainda não foi votado.

O texto da lei aumenta o percentual de distribuição de ICMS de áreas como educação e saúde. Por outro lado, reduz a distribuição pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), prejudicando assim municípios mais pobres.

O cálculo do repasse ainda será baseado em resultados obtidos pela administração pública municipal em educação, saúde, meio ambiente, agricultura familiar e arrecadação tributária.

O presidente da AMM (Associação Mato Grossense dos Municípios), Neurilan Fraga, defende que a Assembleia Legislativa promova audiências públicas para discutir com os municípios a realidade fiscal e financeira das prefeituras, pois, em sua avaliação, a proposta do Executivo é prejudicial.

"Quem vai ser penalizado não é o gestor, mas a população. Vamos imaginar um município cujo prefeito foi desastrado na sua gestão em áreas como educação, saúde e meio ambiente. Esse município vai perder ICMS, vai ter a capacidade de investimento reduzida . Quem vai pagar o preço disso será a população", alerta.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449627/visualizar/