Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quinta - 10 de Março de 2022 às 19:26
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Caxangá” é uma canção escrita por Milton Nascimento e Fernando Brant na década 1970 e ganha um arranjo coral escrito por André Protásio exclusivamente para o Coral UFMT. A estreia do clipe acontece no canal oficial do grupo no YouTube no dia 15 de março, às 19h.

“Convidamos o músico André Protásio para fazer o arranjo de “Caxangá” para nós. Ele é regente coral do Rio de Janeiro bastante conceituado e ficamos imensamente gratos por ter a honra de interpretar mais essa importante canção dos compositores Milton Nascimento e Fernando Brant”, explica Dorit Kolling, maestra do Coral UFMT.

Dorit ainda lembra que Caxangá é uma canção que apresenta em seu enredo a importância de manter ativa a memória de situações históricas dos brasileiros em busca dos seus direitos políticos e sociais.

“Como, à época, a música foi censurada pela ditadura, quisemos deixar o vídeo com essa temática política, uma forma de revisitar as lutas e conquistas do brasileiro, já que a música traz as pautas pela democracia e direitos sociais”, reforça.

Enquanto as apresentações e concertos do Coral UFMT não retornam aos palcos mato-grossenses, o público pode acompanhar a estreia de Caxangá, além de outras canções já gravadas, no canal oficial do grupo no YouTube.

Participaram do vídeo aproximadamente 50 coralistas, os músicos Ricardo Porto no violão e Ricardo Kalan na percussão, que estiveram sob a direção e regência da Maestra Dorit Kolling. A edição de áudio é de Manoel Neto e a edição de vídeo é de Alysson Rodrigues e Hanna Mussi.

A música

Escrita no início da década de 70, a música teve veto pela censura desde o seu início.


Milton tenta lançá-la em 1973, mas sofre nova censura e vai para o álbum “Milagre dos Peixes” sem a letra e ganha novo nome, “Escravos de Jó”. A faixa ainda contou com a participação da ilustre Clementina de Jesus e ganhou um trabalho de alta qualidade, com muitos efeitos vocais e percussivos e apenas a última letra da canção.

Anos depois, em 1977, Elis Regina regrava a canção com outra letra, apesar de inserido no mesmo contexto. A música ganha novo nome e se torna “Caxangá” para o álbum “Elis”.

Serviço

Estreia da música “Caxangá”, de Milton Nascimento e Fernando Brant;

Dia 15 de março, terça-feira

Às 19 horas

No canal oficial do Coral UFMT no YouTube: www.youtube.com/coralufmtoficial

Link para a estreia: https://youtu.be/FxqK4aPsf_I




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/450788/visualizar/