Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Maio de 2022 às 16:54
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Diversidades em apresentações como a dança do Congo, do Siriri, a dança Afro, o gingar da Capoeira, a sutileza dos dançarinos do Grupo de Projeção Folclórica Bacuri e mostras de artesanatos deverão marcar a ‘Feira É de Livramento’, em Nossa Senhora do Livramento, neste sábado (21), com início às 18 horas. O município dos papa-banana está apenas a 42 km da capital, Cuiabá. O acesso é fácil pela BR – 070 e MT – 060.

Além das apresentações culturais, também haverá shows musicais com Pagodão SA; Os Dourados e Lambadão dos Federais. O evento que é aberto ao público, promete agitar visitantes e comunidade na Praça de Eventos (local do tradicional Carnaval Banana-folia).

Além de conservar o patrimônio cultural local, a ‘Feira É de Livramento’ tem como objetivo estimular a produção e o consumo de coisas produzidas no município e ainda fortalecer a classe de pequenos produtores da agricultura familiar da região. A realização é da Prefeitura do município, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, e de Desenvolvimento Rural, em parceria com o SEBRAE/MT.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Eugênio Maciel, “tem muita coisa para acontecer durante o evento que segue até às 02 horas de domingo.”

Ainda, de acordo com Eugênio, “além das atividades já citadas, as pessoas que lá se fizeram presentes poderão saborear variedades de comidas típicas como: o arroz branco e sem sal acompanhado de paçoca de pilão ou carne seca; arroz com galinha caipira; e com costela de porco. E, claro, pratos feitos com a matéria prima do lugar, a banana. Haverá também doces e salgados.”

Durante a feira também serão oferecidos queijos, bolos, tortas, frutas cristalizadas e hortaliças. Até bebidas artesanais provenientes de produtos do campo serão comercializadas. Mas, se você tem uma leve queda por pratos à base de peixe, haverá mojica de pintado, quibes e croquetes, pacu seco com arroz e frito a palito. Tudo isso acompanhado de uma boa música e preços bem acessíveis.

Já as oficinas culturais tem objetivo de resgatar, se conhecer e preservar na memória as raízes culturais regionais. Os recursos para realização das oficinas saem por meio do Edital MT Afluentes, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Prefeitura de Livramento e Associação da Comunidade Quilombola de Mata-Cavalo. As oficinas acontecem na Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda.

“Temos em foco criar uma reflexão sobre a importância das nossas raízes culturais no sentido de afirmarmos a identidade do povo papa-banana. É primordial reproduzirmos esses eventos para contarmos, de maneira alegre e divertida, um pouco das nossas histórias e nossas origens”, completou Eugênio.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/452448/visualizar/