Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 02 de Junho de 2022 às 14:30
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Empresas e entidades representativas que desenvolvem as melhores práticas do setor de mineração objetivando o desenvolvimento sustentável, apresentaram sua prática e resultados durante o seminário “Mapeando Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira 2022, promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.

O Instituto Somos do Minério, entidade sem fins lucrativos, que busca promover as boas práticas e reconhecer os mineradores do bem, esteve presente no evento, que foi realizado na última quinta-feira (26.05). O intuito do seminário, que reuniu onze representantes do setor, foi apresentar aos convidados os bons exemplos da mineração brasileira e os impactos que elas promovem.

Com recorde em compensação financeira (CFEM), na ordem de R$ 10.3 bilhões em 2021, a mineração no Brasil apresentou crescimento de 10% no número de empregos, mas tem potencial mineral para avançar ainda mais. Essa expansão tem sido acompanhada por boas práticas, não só das grandes empresas, mas também das pequenas e médias, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dos estados e municípios brasileiros.

À frente do Ministério de Minas e Energia (MME), o ministro Adolfo Sachsida, pontuou o compromisso na promoção da sustentabilidade no setor, afirmando que a pasta irá direcionar recursos necessários para transformar o Brasil em um grande exemplo de mineração socialmente e ambientalmente responsável, como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

“Queremos ter na mineração uma das principais bases para o desenvolvimento do nosso país, porém, uma mineração engajada na sustentabilidade ambiental e social”, frisou o ministro.

Para o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Pedro Paulo Dias, o evento é uma contribuição fundamental para a sociedade brasileira e para a mineração, pois demonstra o impacto positivo que o setor tem apresentado, destacando os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

“Temos excelentes casos de recuperação de área, onde houve mineração em determinado momento e mesmo enquanto praticada, a mineração foi capaz de preservar um grande volume de florestas. Posteriormente, toda a área é recuperada, isso é um grande exemplo que nem sempre é devidamente pontuado”, enfatizou o secretário.

Além da recuperação de áreas, a mineração sustentável concilia as necessidades socioeconômicas, de segurança e proteção ambiental, com destaque para os avanços nas regras de fiscalização e investimentos sociais, nas áreas de educação, saúde, treinamento, geração de renda local e apoio a populações tradicionais.

“Costumo dizer que aonde chega a mineração, chega o desenvolvimento, porque ela contribui no desenvolvimento social de regiões afastadas, muitas vezes, marginalizadas no cenário produtivo. Porém, essa mineração que é uma realidade, deve ser sustentável”, reiterou o secretário Pedro Paulo Dias.

Durante o seminário, as empresas e segmentos escolhidos, indicados por entidades representativas do setor mineral no país, apresentaram ações e melhores práticas da mineração para o desenvolvimento sustentável.

Dentre os participantes, duas cooperativas de garimpeiros que atuam dentro dos propósitos de boas práticas foram convidadas a participar, a Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), com sede em Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, e a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), de Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso.

“A mineração, mesmo pequena, está dando resultado ao nosso país e a população está sendo resgatada da exclusão para inclusão, da miséria para uma vida confortável e vemos que os sonhos do trabalhador garimpeiro se tornaram possíveis de realizar”, disse o presidente da Coogamai, Izaldir Sganzerla.

Também apresentaram exemplos de boas práticas visando ao desenvolvimento sustentável as empresas Embu S.A, Lindoya Verão, Itaquareia Indústria Extrativa de Minérios, Mosaic Fertilizantes, Mineração Cerbras, AngloGold Ashanti, Cerâmica Portobello e Minalba Brasil.

Em conformidade com essas boas práticas, o presidente do Instituto Somos do Minério, Roberto Cavalcanti, destacou o compromisso da entidade, em mostrar com transparência, o bem que a mineração promove à sociedade.

“Viemos observar e aplaudir essas iniciativas, que nós também adotamos e destacamos no estado de Mato Grosso, o trabalho da mineração artesanal, de pequeno e médio porte, em especial, lembramos das ações de cinco minas, localizadas na baixada cuiabana, que participam da iniciativa Suíça para Ouro Responsável, que incentiva a produção responsável de ouro e se enquadram nas boas práticas socioambientais do setor mineral”, comemorou Cavalcanti.

Além do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida e do secretário de Geologia e Mineração, Pedro Paulo Dias, participaram do evento o secretário especial adjunto de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Igor Araújo, o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca, e a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Alice Castilho.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/452780/visualizar/